Por:

Conselho de Cultura cria Comenda de Mérito Cultural Mariangela Yanase

Mais reconhecimento aos fazedores de cultura de Magé! Através de uma parceria entre a Prefeitura de Magé e o Conselho Municipal de Cultura foi criada a Comenda de Mérito Cultural Mariangela Yanase. A Prefeitura disponibilizará um formulário no site oficial, onde a sociedade poderá indicar os profissionais que contribuem, de forma significativa, para a cultura da cidade.

De acordo com os requisitos, será necessário o envio da biografia de cada um. Em seguida, o Conselho selecionará três fazedores de cultura para a grande homenagem.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Bruno Lourenço, a Comenda Cultural não só irá enaltecer os fazedores de cultura da cidade, como também a história da Mariangela.

"A professora Mariangela contribuiu de forma grandiosa para o nosso município. Ela fez história e batalhou pela valorização histórica e cultural da nossa cidade. E é com muita alegria que iremos seguir com as homenagens em seu nome. A comenda tem grande importância porque embora tenhamos atuação muito intensa na cultura da cidade, não conhecemos todos os profissionais. Dessa forma, iremos conhecer outras atuações e teremos contato com esses fazedores de cultura", contou.

Mariangela Yanase foi artista plástica, escritora, professora e membro da Academia Mageense de Letras. No dia 30 de abril de 2019 - no Dia da Baixada e aniversário da Estação Guia de Pacobaíba - Mariangela inaugurou o Museu Mariangela Yanase (MAMY), localizado na Cachoeira Grande.

O Museu reúne grande acervo que faz parte da história de Magé, além de exposições de artistas mageenses e fotografias. A Sala Ricardo Boechat reúne os artistas Demétrio Sena, Tuka Cozzolino, Benedita Azevedo, Ivan Nascimento, Felipe Alvernaz, Maria Clara, Mestre Rudy, Ney de Lima, Adalto de Paula, Jorge Duarte, Deneir, Fiuza, Marleine Borges e Gabriella Boechat.

Em entrevista para a Prefeitura de Magé, no dia 9 de março de 2023, a professora Mariangela Yanase conto um pouco sobre sua história.

"Cheguei aqui em Magé aos nove anos e cresci juntamente com a cidade, acompanhando todo o seu desenvolvimento. A ideia do Museu surgiu durante meus anos de trabalho em sala de aula, onde prometi aos meus alunos que iria abri-lo logo após a minha aposentadoria, e consegui. O Museu é para valorizar os artistas mageenses e a história do município", explicou a professora, Mariangela Yanase.