Nilópolis promove ação alusiva ao Maio Amarelo

Secretaria de Transporte desenvolve iniciativas ao longo do mês

Por

Divulgação
'Paz no trânsito começa por você'. Este é o tema da campanha Maio Amarelo deste ano

'Paz no trânsito começa por você'. Este é o tema da campanha Maio Amarelo deste ano. O Brasil é o terceiro país no ranking de países com mais mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Em Nilópolis, a Secretaria de Transporte vem promovendo ações de conscientização durante o mês.

Na manhã da última quarta-feira (22), uma ação conjunta com as prefeituras de Nilópolis e Mesquita, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o 20º Batalhão de Polícia Militar e psicólogos do trânsito, foi formada uma Blitz Educativa de Trânsito na Avenida Getúlio de Moura, divisa entre os dois municípios.

Cerca de 400 veículos foram abordados no período da operação. Os motoristas receberam orientações e panfletos sobre uma viagem mais segura. O secretário de Transporte, Ricardo Galego, esteve presente na ação.

Dirigindo um Ford Del Rey Chia de 1986, o aposentado Sérgio Teixeira, 80, tem anos de experiência no trânsito. "Essa abordagem é muito necessária. Eu sou um velhinho nervoso, mas dirijo com cautela. É aquela velha história, perca um minuto na vida, mas não perca a vida num minuto. A prefeitura e o prefeito estão de parabéns porque isso realmente é uma campanha educativa."

O coordenador do Núcleo de Educação para Trânsito, Nilton Marques, explicou a dinâmica da ação. "Essa operação não tem caráter punitivo, mas sim de abordagem e informação. Dizemos ao condutor que se ele cumprir as regras no trânsito, ele vai estar fazendo com que evite sempre acidentes, além de preservar as vidas no trânsito, que é a maior mensagem do Maio Amarelo."

Pensando na importância da educação no trânsito, na última terça-feira (21/5) foi realizado o II Seminário sobre Trânsito, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre palestras, profissionais da área abordaram temas sobre Indicativos de Redução de Acidentados em Vias públicas (motocicletas), o Plano Nacional de Redução de Mortes e Feridos no Trânsito, a participação da sociedade civil na segurança viária e os impactos do Maio Amarelo para a sociedade. Ao final, os participantes receberam certificado.

Diversos municípios participaram do seminário, entre eles, Belford Roxo. Secretário de Trânsito do município, Lucas de Aguiar Silva acompanhou as palestras. "Para nós é muito importante um evento como esse, porque ajuda a gente a entender um pouco mais sobre as responsabilidade que nós, como secretarias, podemos educar a população para que eles respeitem as leis de trânsito e que menos acidentes aconteçam na cidade'', declarou o secretário.