Meriti: Abastecimento de água passa a ser monitorado

Águas do Rio investe R$ 2 milhões em tecnologia na Baixada

Por

Abastecimento de água em Meriti já conta com monitoramento 24 horas por dia

Um novo capítulo na história do abastecimento de água em São João de Meriti, começou a ser escrito. Com investimento de R$ 2 milhões da Águas do Rio, o município se tornará o primeiro da área de atuação da concessionária a contar com telemetria em 100% das principais estruturas do sistema de fornecimento. Isso significa um monitoramento, em tempo real, capaz de controlar e garantir a qualidade da água em áreas críticas.

Em seu Centro de Operações Integradas (COI), localizado na Zona Portuária da capital fluminense, a empresa conta com informações sobre pressão e volume da água em diferentes e estratégicos pontos do sistema que abastece o município.

"Esse é um passo importante para universalização de água na cidade, que sempre sofreu com problemas no abastecimento. A melhoria vai possibilitar que outras ações para regularizar o fornecimento de água aconteçam, porque vamos conseguir identificar e atuar de forma preventiva. O objetivo é transformar a realidade dos meritienses, promovendo saúde e qualidade de vida por meio do acesso à água tratada", disse Marcello Dall'Ovo, diretor da empresa.

A cidade conta com 23 macromedidores, aparelhos que servem para medir a quantidade de água disponibilizada por algumas das "portas" de entrada da água em São João de Meriti. Para conseguir monitorar o sistema em tempo real, a concessionária inicialmente recuperou o sistema de macromedição instalado em tubulações de grande porte, como as adutoras, garantindo a retomada da medição da vazão nas redes de distribuição.

Também foram implantadas válvulas novas e modernas nas adutoras, o que permitirá, em breve, a instalação de equipamentos para monitoramento e controle remoto.

Uma das intervenções foi realizada e já está em operação: a automação da válvula que libera água da Adutora Principal da Baixada Fluminense para uma tubulação que reforça o fornecimento em São João de Meriti.

Os moradores já sentem a mudança no dia a dia. É o caso de Euzir Aguiar, que vive há décadas na Rua do Catete, em Vilar dos Teles. Ela comentou sobre a mudança no seu cotidiano.

"Eu vivi tempos difíceis. Para você ter ideia, eu levava minhas roupas sujas dentro de uma bolsa pesada para lavar no bairro vizinho. Agora, a situação melhorou. Depois que os meninos da Águas do Rio passaram aqui consertando as tubulações e colocando novos equipamentos, já deu pra sentir que mudou até a pressão da água que chega da rua. É felicidade demais abrir a torneira e ter água tratada", afirmou Euzir.