Por:

Japeri entrega tablets aos 157 agentes de saúde da cidade

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) da cidade receberam na última semana, na Academia da Saúde, no bairro São Jorge, um reforço que vai melhorar a rotina de trabalho e dar agilidade na atuação profissional. Foram entregues pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 157 tablets que vão facilitar o agendamento de visitas, a busca ativa de usuários e alimentar a plataforma e-SUS, iniciativa do Ministério da Saúde para otimizar as informações da Atenção Básica.

Ao abrir o evento, a subsecretária da Pasta, Helen Santos, reforçou a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde no contato direto com os usuários e agradeceu a dedicação de todos na prestação do serviço à população. A gestora destacou que a tecnologia chega para ajudar no processo de trabalho ao mesmo tempo em que promove uma conexão direta com a plataforma de dados e-SUS .

"Nós não estamos entregando tablets, estamos entregando mais uma ferramenta de trabalho para somar a toda a dedicação que vocês já entregam no dia a dia dos atendimentos que realizam. A atuação de vocês é essencial para que a atenção básica exerça o seu papel, e cabe a nós, buscarmos cada vez mais recursos que valorizem e agilizem esse trabalho", disse Helen.

Ao lado do agente, Dario Braga, da Unidade Básica de Saúde de Nova Belém, em Japeri, a prefeita Dra Fernanda Ontiveros, reforçou o compromisso com a melhoria das condições de infraestrutura para o trabalho e agradeceu aos profissionais que atuam na ponta, com atendimento direto ao povo de Japeri. "O meu papel é trabalhar incansavelmente para melhorar as condições de trabalho e principalmente a estrutura, para que a gente possa cada vez mais chegar em quem mais precisa e entregar ao nosso povo um trabalho de excelência, prestando o melhor atendimento", disse a chefe do executivo que agradeceu também a parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde.

Já Dario, falou da alegria de poder usar a tecnologia no exercício do seu trabalho e descreveu os avanços que o aparelho vai trazer. "Eu estou muito feliz com a chegada desse tablet. Ele vai nos tirar do uso do papel e isso representa maior agilidade no cadastro, na busca ativa. Vamos ter ainda mais precisão nas tabulações e agendamento das visitas. Nossa Atenção Primária hoje vive um novo tempo de tecnologia e abandona o tempo do bloquinho de papel", relatou o servidor.

O vice-prefeito Carlos Januário, esteve presente no evento que contou ainda, com lanche e troca de experiências entre as equipes das 13 Unidades Básicas de Saúde da cidade.