Por:

Meriti inaugura Centro Especializado em Reabilitação

Centro Especializado em Reabilitação de São João de Meriti funciona no Parque Novo Rio | Foto: Divulgação

A Prefeitura de São João de Meriti inaugurou na sexta-feira (7/6) à noite o Centro Especializado em Reabilitação Norma Bastos Fernandes (CER), o primeiro da cidade. O equipamento é do tipo II, ou seja, presta atendimento em duas modalidades de reabilitação: física e intelectual.

Localizada no Parque Novo Rio, o CER contará com profissionais especializados nas áreas de ortopedia, neurologia, fisiatria, psicologia, fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional. O espaço será um importante ponto de referência para a rede de cuidados à pessoa com deficiência do município.

Na cerimônia de inauguração, diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas: vereadores, deputados estaduais e federais, a secretária estadual de Saúde Claúdia Mello e a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) Rosangela Bello. O prefeito Dr. João Ferreira Neto agradeceu a presença de todos e falou sobre as realizações da prefeitura: "É um momento de muita alegria e conforto. A minha vida foi feita de desafios e assumir a prefeitura foi o maior deles pelas condições que a nossa cidade se encontrava. Com muita luta, conseguimos reabrir a UPA do Jardim Íris, que estava fechada há dois anos antes de assumirmos. Abrimos a UPA Infantil do Éden, que está atendendo cerca de 250 crianças por dia. Agora, o nosso Centro de Reabilitação está entregue à população, feito com recursos próprios da prefeitura e equipado com a ajuda do Governo do Estado. Em breve, vamos entregar a primeira Maternidade Municipal do município, a Casa de Passagem e o Hospital Municipal, que terá um centro oncológico e de hemodinâmica. São muitos desafios, mas trabalhamos com pessoas competentes que amam São João de Meriti e que estão transformando a nossa cidade."

O prédio de quase 2.000 m², possui dois andares, 16 consultórios (um de odontologia, quatro de fisioterapia e três pediátricos), quatro banheiros e vestiários, dois fraldários, refeitório, brinquedoteca, sala de oficina, sala de fisioterapia pediátrica, polo de ostomizados e piscina terapêutica aquecida pra hidroterapia.

O público-alvo são crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor para estimulação precoce; pessoas com deficiência intelectual, física temporária ou permanente (plegias, paresias, amputação, paralisia cerebral, deformidade congênita ou adquirida, síndromes raras); pacientes com sequelas neurológicas, físicas e motoras que limitem ou impeçam a participação na sociedade e pessoas com transtorno do espectro autista.

A unidade funciona na Rua Iracema, esquina com Rua Estrela Dalva, s/n - Parque Novo Rio. Para ser atendido é preciso ir ao local com os documentos e o laudo médico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.