Por: Carlos Martins

Correio da Baixada: Nova Iguaçu receberá I Fórum Expoclima da região

Auditório do Hotel Mércure, no Centro de Nova Iguaçu | Foto: Reprodução

O auditório do Hotel Mércure, localizado no Centro de Nova Iguaçu, será palco para a realização do I Fórum Expoclima da Baixada Fluminense, nos dias 17 e 18 de junho (segunda e terça), das 9 às 17h. A iniciativa é promovida pela Associação de Desenvolvimento da Baixada Fluminense (ADESBF). O evento reunirá especialistas internacionais, que destacarão a importância do papel de gestores públicos diante dos desafios das mudanças climáticas. Historicamente, a Baixada Fluminense sente os impactos dessas mudanças, sobretudo com as chuvas torrenciais que causam diversos alagamentos na região. ''Esse evento único na Baixada Fluminense visa discutir a importância do gestor público diante os desafios dos eventos climáticos, os quais são de extrema relevância no cenário mundial'', destacou o presidente da ADESBF, Sérgio Almeida ao Correio da Manhã.

 

Mobilização pelo Rio Grande do Sul

Para participar do fórum nos dias 17 e 18 de junho, a entrada é 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada aos desalojados do Rio Grande do Sul, afetados pelas fortes chuvas. A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social da Baixada Fluminense, através de seu presidente Sérgio Almeida, estará promovendo o evento, buscando chamar a atenção das autoridades públicas federal; estadual e municipal sobre a importância de discutir o tema, juntamente com a comunidade acadêmica nacional e internacional, além de empresas privadas.

PT de Mesquita realiza encontro com Marcelo Freixo

Marcelo Freixo (e) ao lado de Dr. Luiz Cláudio (d) | Foto: Reprodução

O presidente da Embratur e ex-deputado federal, Marcelo Freixo (PT), estará no município de Mesquita, no próximo dia 15 de junho (sábado), às 10h, no espaço ''Nossa Festa House'', no Centro da cidade, em um encontro partidário mobilizado pelo diretório municipal do PT e pelo pré-candidato a prefeito da legenda, o advogado Doutor Luiz Cláudio, que poderá ser o nome do presidente Lula na disputa eleitoral de outubro na caçulinha da Baixada. Em Mesquita, Freixo obteve mais de 20 mil votos na disputa ao governo do estado pelo PSB, em 2022. E Luiz Cláudio atuou naquele pleito como seu coordenador de campanha na Baixada Fluminense.

 

Quem hoje é, amanhã poderá não ser

Até a realização das convenções municipais, muita água passará debaixo da ponte por diversas cidades da Baixada Fluminense. Como em todo processo eleitoral, existem pré-candidatos às prefeituras que se colocam nesta posição no sentido de negociar possíveis composições, seja como vice ou até mesmo com aspirações em algumas secretarias do futuro governo. O jogo é para ser jogado, e as artimanhas acontecem com naturalidade neste tabuleiro. Quem hoje afirma querer ser prefeito, pode acabar virando vice. Ou secretário.

PSD Meriti pode ter candidato a prefeito

O Partido Social Democrático de São João de Meriti poderá ter nome próprio na disputa pela prefeitura da cidade, em outubro. E tudo por conta do racha do Republicanos com o governo do prefeito do Rio, Eduardo Paes. O nome forte para a missão seria do próprio presidente do PSD de Meriti, Danielzinho Correa, que até então, apoiaria Léo Vieira (Republicanos) para prefeito da cidade. Com o racha entre os partidos, cresceu a possibilidade de candidatura própria, tendo Danielzinho como o nome de destaque na legenda.