Por:

Cidade de Japeri realiza aula inaugural de cursos em parceria com a Firjan

Na última segunda-feira, 17 de junho, a Prefeitura de Japeri realizou a aula inaugural dos cursos de Assistente Administrativo, oferecidos em parceria com a Firjan/Senai. O evento ocorreu na Escola Municipal João XXIII pela manhã e na Escola Municipal Bernardino de Melo à tarde.

Durante este primeiro dia, os alunos aprenderam sobre rotina administrativa, comunicação e regras para uso do uniforme. Além disso, receberam o manual do aluno - Senai RJ, com a apresentação do curso, proposta pedagógica, avaliações, iniciação e aperfeiçoamento, direitos e deveres dos alunos e orientações de convivência.

Este primeiro encontro foi conduzido pela pedagoga e especialista em educação inclusiva da Firjan, Anna Clara Batista, que destacou a relevância de fazer essa primeira conversa antes das aulas começarem.

"É muito importante que os alunos no primeiro momento tenham conhecimento de todos os conceitos e como vai ser realizado o curso, as provas, questão de faltas, horários e todo o viés pedagógico. Por isso realizamos esse momento", disse Anna Clara.

Luciano Oliveira, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, ressaltou o sucesso da parceria entre a prefeitura e a Firjan/Senai: "Todo o processo, desde a inscrição através do link, a entrega de documentação e a primeira aula, foi algo muito rápido, graças à competência da equipe envolvida. Eu me sinto feliz em poder presenciar esse momento de valorização da capacitação do Japeriense", salientou o Secretário.

A parceria entre a prefeitura e a Firjan começou no ano passado, formando mais de 700 pessoas. Este ano, estão sendo oferecidas 280 vagas. As aulas serão realizadas em dois turnos: na Escola Municipal João XXIII, de 8h às 12h, e na Escola Municipal Bernardino de Melo, de 13h às 17h.

Os alunos ficaram entusiasmados com a experiência inicial

Edimilson Gomes da Silva, (54), ressaltou a importância da capacitação: "Esse curso vai somar muito no meu currículo, enriquecendo mais a minha vida com o conhecimento. Não teria condições de pagar por ele, por isso estou muito realizado em poder começar", emocionou-se Edimilson.

Já Cristina Esteves de Oliveira, (26), também autônoma, expressou sua satisfação: "Estou muito feliz com a oportunidade de poder conseguir uma vida melhor através do ensino. Vou me dedicar bastante", disse.