Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Nova Iguaçu abre inscrições para Conferência das Cidades

Sede da prefeitura municipal de Nova Iguaçu | Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para a 6ª Conferência das Cidades. O evento é promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, e acontecerá nos dias 5 e 6 de julho. Para participação no evento, é necessário realizar o cadastro disponibilizado no site da prefeitura. A conferência municipal é uma etapa anterior à estadual que, por sua vez, selecionará os participantes que irão representar o Rio de Janeiro na edição nacional. A CMC voltará a ser realizada após mais de 10 anos (a última edição ocorreu em 2013). Desta vez, o tema será "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". O objetivo da CMC é reunir os cidadãos iguaçuanos que desejam contribuir, de forma efetiva, na construção de políticas públicas territoriais.

 

Delegados para a Conferência Estadual

Os participantes terão a oportunidade de debater e formular proposições que assegurem um modelo de desenvolvimento urbano comprometido com o objetivo de promover uma cidade mais inclusiva. Na ocasião, serão eleitos os delegados que irão representar Nova Iguaçu na 6ª Conferência Estadual das Cidades. No dia 5 de julho, o encontro acontece das 17h às 21h. Já no dia 6, a conferência vai das 7h às 20h. A 6ª Conferência Municipal das Cidades acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Abílio Augusto Távora, nº 1.806, bairro da Luz.

Magé integra Pacto pela Superação do Analfabetismo

O Ministério da Educação lançou no início deste mês, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, em Brasília. Magé não ficou de fora e participou do evento, através da coordenação do Projovem Urbano, ressaltando o compromisso da cidade com a educação e desenvolvimento da comunidade. O Pacto Nacional é uma iniciativa que tem o objetivo de garantir o direito à educação de qualidade para todos, combatendo o analfabetismo e promovendo a inclusão. Na ocasião foi realizado o lançamento da nova edição do Projovem na modalidade urbano e campo.

Projovem Urbano nas escolas

Em Magé, o Projovem Urbano está distribuído em 4 unidades escolares da rede municipal: E.M. Maria Clara Machado, E.M. Geralda Izaura Ferreira Telles, E.M. Prof. Daniel Soares e E.M. Ver. Geraldo Ângelo, atendendo cerca de 170 jovens e já tendo certificado mais de 600 estudantes. O programa é destinado a estudantes de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. O Projovem nas modalidades urbano e campo, possui um planejamento consolidado que, até 2026, vai ofertar um novo ciclo para aproximadamente 100 mil estudantes.

Ouvidoria mirim em Belford Roxo

Novas vozes da democracia. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Ouvidoria Geral do município, está na reta final para eleger os ouvidores mirins do município. Na última semana, foi a vez da escola municipal José Hamilton Lomar, no Parque Suécia, escolher os representantes da unidade. Mais de 90 alunos, do sexto ao oitavo ano de escolaridade, participaram das eleições. A ouvidora mirim eleita foi a aluna Kamilly Victoria da Silva, de 13 anos. Em segundo lugar ficou Maria Eduarda de Moura, 14, e em terceiro Nichollyh Queiroz, 12, como as duas suplentes.