Por:

Cidade de Japeri promove Conferência de Economia Popular e Solidária

A cidade de Japeri foi palco da I Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária. O evento aconteceu no último sábado (22), e teve como tema "Economia Popular e Solidária como política pública : construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo".

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e teve como objetivo fortalecer o empreendedorismo da região.A conferência foi realizada na Escola Municipal Bernardino de Mello e contou a presença da Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que ressaltou a importância do evento para a população. " A primeira conferência tá ocorrendo graças aos membros da economia solidária, que estão agregando muito na economia da nossa cidade. Esta política pública é muito importante, pois fomenta o interesse coletivo, visando geração de trabalho e renda, e o desenvolvimento sustentável na nossa cidade", declarou.

Um dos palestrantes foi o pesquisador e integrante do Conselho Estadual de Economia Solidária, Antônio Oscar que falou sobre os conceitos de economia solidária e suas diretrizes. "O governo dá a oportunidade para a população participar desses encontros. O conceito de economia solidária é a alto gestão. É por meio de um coletivo que se toma a decisão. E a cidade de Japeri avançou de forma consistente com relação a economia solidária. Isto porque se tem um governo comprometido", enfatizou.

O Secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Junior, explicou a atuação do órgão na cidade. " O Fórum de Economia Solidária tem nos ensinado muito no coletivo. Conseguimos avançar muito nesta gestão, temos a Lei do Conselho de 2022. Tem a do Fundo Municipal de Fomento da Economia Solitária, lançada em 2023, entre outros projetos que estão caminhando. Quero agradecer toda a comissão! Está aqui é um momento histórico.É muito bom usarmos esse tempo para refletirmos e formular políticas públicas. Vamos levar representantes tanto para a Conferência Estadual, como para a Conferência Nacional , em Brasília", citou.

Durante a programação que aconteceu durante todo o dia, os participantes se dividiram em dois grupos para debaterem sobre o tema que envolveu os eixos da economia solitária dentro do município.

Na oportunidade foi realizada a eleição para novos membros do conselho municipal de economia solidária e um desfile de moda com roupas feitas pelas artesãs que ganharam o edital da Lei Paulo Gustavo, no município.