Greve em Nova Iguaçu
A prefeitura de Nova Iguaçu se posicionou sobre a paralisação dos servidores da saúde do município, ocorrida na última segunda-feira (3). Os profissionais cobraram por melhorias nas condições de trabalho, e fizeram denúncias sobre descontos indevidos em contracheques, entre outras pautas.
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
''A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu informa que os problemas no sistema biométrico em março (em decorrência de falta de energia em algumas unidades naquele mês) já foram resolvidos e todos os servidores que informaram divergências foram ressarcidos em folha complementar, paga no dia 10 de maio. Não houve registro de novas ocorrências de erros na biometria em abril e maio.
No contracheque de maio - pago em 29 de maio - a descrição "adiantamento salarial" é feita para informar que o pagamento das faltas computadas anteriormente realizado em 10 de maio. Já as faltas da folha de maio ( caso ocorram) serão analisadas e processadas e, se justificadas por algum motivo, serão ressarcidas na folha salarial de junho.
O ponto biométrico nas unidades de saúde foi implementado a partir de março de 2024.
Sobre as instalações das unidades de saúde, a Semus iniciou em fevereiro de 2024 um projeto de reforma e reestruturação das 58 unidades de atenção primária e também nas unidades da atenção especializada.'' O município também destacou que já foram entregues 3 unidades, e que outras ainda serão entregues neste mês.