Por: Carlos Martins

Correio da Baixada: Carreta itinerante do projeto Ronda-Hans chega a Magé

Projeto itinerante chegou ao município de Magé | Foto: Divulgação

A carreta de saúde Roda-Hans, unidade móvel para o combate à hanseníase, iniciou os atendimentos para os moradores de Magé na manhã desta terça-feira (02/07) e acontecem até a próxima sexta (05). O município de Magé foi escolhido para sediar o programa contando com a participação de outros quatro: Itaguaí, Duque de Caxias, Mangaratiba e Guapimirim. Serão dois dias em Piabetá e dois em Magé, com pelo menos 60 pacientes atendidos por dia, previamente avaliados pela Atenção primária saúde (APS). O programa é uma iniciativa itinerante para capacitar médicos da Atenção primária saúde e do Programa de Hanseníase para realizar atendimentos gratuitos para diagnóstico e tratamento da população mageense. Os atendimentos acontecem em ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (SES-RJ), Secretaria de Saúde de Magé e Ministério da Saúde (MS).

 

Casos de hanseníase no país

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o 2º país com o maior número de casos de hanseníase, ficando atrás somente da Índia. O diagnóstico precoce é essencial para evitar o comprometimento do sistema nervoso periférico. Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente nas mãos e nos pés; Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés; Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Caxias inaugura novo espaço de atendimento à mulher

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, inaugurou, na última segunda-feira (01/07), o novo espaço do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Vera Lúcia Pereira. O equipamento tem o objetivo de atender vítimas de violência doméstica dando suporte jurídico, socioassistencial e psicológico, além de encaminhamentos para outros órgãos necessários. O CEAM conta com instalações como coordenação, serviço social, psicologia, jurídico e brinquedoteca. O evento contou com a presença do prefeito Wilson Reis; do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Janyr Menezes; e da subsecretária de Assistência Social, Márcia Figueira.

Defesa e acolhimento das mulheres

Para o prefeito Wilson Reis, o CEAM é um espaço no qual a mulher não se sente sozinha. "Vemos os números de violência contra as mulheres crescer diariamente, e esse é o lugar em que elas podem se sentir seguras e ouvidas. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos trouxe um ambiente maior e mais acolhedor para todas as assistidas", finalizou o prefeito. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher Vera Lúcia Pereira está localizado à Rua José de Souza Herdy, nº 878, no bairro Jardim Vinte Cinco de Agosto, em Duque de Caxias.

Guarda ambiental resgata Jibóia

Uma jiboia com aproximadamente dois metros de comprimento foi resgatada pela Guarda Ambiental Municipal de Nova Iguaçu (GAM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), na manhã desta segunda-feira (1º), no bairro Barão de Guandu, na região do Tinguá, em Nova Iguaçu. A cobra foi encontrada por dois homens em uma fazenda e mantida em segurança até a chegada da equipe da GAM. O animal foi levado para a Reserva Biológica do Tinguá. O fato ocorreu na tarde do último domingo (30).