Por:

Mesquita participa do Fórum de Competitividade 2024

O município de Mesquita foi apontado como um case de sucesso durante o segundo painel do Fórum de Competitividade 2024, que aconteceu no último dia 2 de julho, em Brasília. O tema era "Transformação Digital para a Competitividade" e o escolhido para mostrar essa realidade em Mesquita foi o próprio prefeito da cidade. Em sua apresentação, Jorge Miranda citou inúmeras mudanças que melhoraram a qualidade de vida e dos serviços públicos no município, a partir da tecnologia. "Nós temos prontuários eletrônicos em todas as áreas, passando pela Saúde, Educação, Assistência Social, Fazenda, Cultura, Esporte, enfim, conseguimos fazer um diagnóstico amplo, eficaz e capaz de impactar em diversos aspectos da vida daquele cidadão, daquela família. Tudo dividido por território. E com o diagnóstico pronto, é realizar e entregar", defende Jorge.

Um exemplo prático de mudanças simples e que impactam profundamente na realidade mesquitense mencionado pelo prefeito foi realizado ano passado. A prefeitura entrou em contato com idosos a partir de 65 anos, por chatbot, fazendo-os responder perguntas que verificavam se eles estariam aptos ou não a receber o BPC, o Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e que garante um salário mínimo por mês a idosos com idade igual ou superior a 65 anos. "Quando as respostas deles apontavam que pareciam ser de pessoas aptas a receberem o BPC, aparecia um vídeo chamando para irem à sede da prefeitura, em data e horário estipulado, para serem recebidos pela equipe de Assistência Social. Conseguimos receber 95 pessoas, das quais 52 já estão recebendo o BPC. Idosos que sequer tinham conhecimento desse benefício e, principalmente, que poderiam ter direito", explica Jorge.

Durante sua apresentação, Jorge frisou a importância da ferramenta Colab, que permite que a população faça reclamações e solicite demandas ao governo executivo. Ele também destacou que a cidade inteira está com tecnologia de fibra ótica, para garantir mais velocidade e estabilidade na conexão dos equipamentos públicos. Outro ponto importante ligado à tecnologia é o uso da tecnologia BIM em todas as obras recentes planejadas e realizadas pela prefeitura. "Já licitamos tudo com um projeto final, entregue em 3D. Sabemos que o edifício que vamos construir vai realmente custar aquele valor, podendo variar um percentual baixo. Isso evita aquelas obras que, no meio do processo, passam muito além do custo planejado e são canceladas, para serem relicitadas com um novo custo, bem maior. Isso faz com que o serviço deixe de ser entregue à população", analisa.

No Portal da Transparência de Mesquita, ainda é possível acompanhar as rotas dos caminhões que fazem a coleta do lixo e dos automóveis que entregam insumos a participantes do programa Hiperdia, direcionado a pacientes com diabetes e hipertensão. Outro ponto em que a tecnologia é adotada está nas pesquisas de satisfação realizadas com pacientes das unidades de saúde.