Por:

Estado beneficia famílias com o Cartão Recomeçar

Distribuição de novas remessas do Cartão Recomeçar na Baixada Fluminense | Foto: Divulgação

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entregou mais 3.748 cartões na nona etapa do Recomeçar. Nesta segunda-feira (15), foi a vez de Nova Iguaçu receber 2.977 unidades. No sábado, Paracambi já tinha recebido 777 cartões do Recomeçar. A distribuição para os moradores foi realizada pelas prefeituras. Com essa fase, o Governo totaliza 33.069 famílias contempladas e um investimento de mais de R$ 99 milhões, em 2024.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, esteve presente na distribuição para os beneficiários.

''Seguimos trabalhando na entrega do Recomeçar com todo cuidado para garantir a lisura deste processo. Principalmente, por ser um ano eleitoral, quando se faz ainda mais necessário ajustarmos todas as pontas para que a população que realmente precisa, e tem direito, receba seu cartão. A partir da experiência deste ano, quando houve um número recorde de pedidos, estamos reformulando, e criando um sistema único para o Recomeçar, para que a operação se torne mais rápida e segura'', explicou a secretária Rosangela.

O benefício no valor de 3 mil reais tem o objetivo de possibilitar um recomeço às famílias vítimas das fortes chuvas. Com essa entrega, somente em Nova Iguaçu foram contempladas mais de 7,7 mil famílias. É o caso da dona de casa Ângela Aparecida de Oliveira, de 57 anos, que mora na rua São Pedro, em Comendador Soares, Nova Iguaçu.

''Minha casa encheu de água até o joelho nessa chuva de agora. Perdi eletrodomésticos, minha cama. Esse cartão é uma benção. Agora vou conseguir comprar o que perdi - disse Ângela.

Já os moradores de Paracambi foram contemplados com 771 cartões. Um investimento de R$ 2,3 milhões, que será revertido para o comércio local. O primeiro beneficiário do município foi o aposentado Francisco Cândido Filho, de 63 anos.

''Eu perdi dois sofás, duas camas, roupas, estante, geladeira, remédios. Então esse benefício veio em boa hora'', disse Francisco.