Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Repescagem do Cartão Recomeçar em Belford Roxo

Prefeitura começou a entregar os cartões Recomeçar | Foto: Rafael Barreto/PMBR

O município de Belford Roxo realizou nesta quarta-feira (17), no prédio da Estação da Cidadania, localizado no bairro Piam, uma "repescagem" para a retirada do Cartão Recomeçar. Foram disponibilizados 719 cartões remanescentes do primeiro lote enviados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Na segunda-feira (14) e terça-feira (15), os beneficiários listados puderam retirar o Cartão Recomeçar através de um cronograma com dia e horários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome. Já na quarta-feira (16), os munícipes previamente listados e que não tiveram tempo, compareceram no local para a retirada. Os documentos necessários para a retirada são: Identidade; CPF; comprovante de residência do ano de 2024 (no mesmo endereço onde a pessoa morava quando ocorreu a enchente) e laudo da Defesa Civil.

 

Banco de alimentos em Nova Iguaçu

O banco de alimentos, iniciativa estabelecida pela prefeitura de Nova Iguaçu, tem sido um verdadeiro suporte para ajudar famílias e instituições no combate à fome. As doações que acontecem semanalmente têm feito a diferença na vida dos mais necessitados. Os bancos de alimentos são iniciativas de abastecimento e segurança alimentar e nutricional, e tem como principal objetivo combater a fome e a insegurança alimentar através da arrecadação de doações de gêneros alimentícios, e conta com mais de 80 instituições cadastradas.

Firjan/SENAI Caxias oferece vagas gratuitas em cursos

A Firjan Caxias abriu inscrições para sete cursos gratuitos, totalizando cerca de 140 vagas. As aulas são presenciais e serão iniciadas a partir do dia 29 de julho, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente na sede da Firjan SENAI SESI Caxias (Rua Arthur Neiva, 100, Centro). São 20 vagas para cada cursos: Assistente de produção industrial, Operador de máquinas operatrizes, Almoxarife, Assistente de operações em logística, Operador de processos na indústria de plástico, Desenvolvedor de projetos Maker em FabLab, Assistente de controle de qualidade. Os requisitos dependem de cada curs. É preciso levar documentos originais e cópias do RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.

Jornada formativa pela inclusão

A Prefeitura de Japeri, tendo como objetivo a capacitação de profissionais da assistência social para o atendimento inclusivo da comunidade LGBTI , promoveu na última segunda-feira(15), uma manhã de capacitação profissional para promoção do atendimento à população. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), em Engenheiro Pedreira e foi destinado aos profissionais, técnicos e administrativos, do setor público assistencial do município da Baixada.

Centros de Cidadania LGBT

Os Centros de Cidadania LGBT são equipamentos públicos do Estado do Rio de Janeiro onde são ofertados atendimentos jurídico, social e psicológico a pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneras. O equipamento funciona ainda como mobilizador de políticas públicas de combate à homofobia, à transfobia e de promoção da cidadania LGBT.

No município de Japeri, o funcionamento do Centro de Cidadania acontece de segunda à sexta-feira, das 09h às 17h, no endereço R. Antônio Schiavo, s/n - Centro, Japeri, ao lado do posto do Detran.