Acordo de divórcio, pedido de pensão de alimentos, reconhecimento de paternidade, retificação de registro civil são alguns dos vários serviços da Justiça que estarão disponíveis, em um só lugar, para os moradores de São João de Meriti neste sábado, dia 27. A cidade vai receber, com apoio da prefeitura, o Projeto Justiça Itinerante: Levando Cidadania, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O evento será no bairro de Éden, na Escola Municipal Prof. Milton Machado, das 9h às 15h. O objetivo é promover o acesso de todos à Justiça com um atendimento ágil e resolutivo.
Mais de 2.600 atendimentos
Desde 2022, essa força-tarefa da Justiça já atendeu quase 2.600 pessoas e passou por Belford Roxo, Duque de Caxias e Magé. Daniele Lima Pires Barbosa, juíza que participa do projeto, falou sobre a importância dele para a sociedade: "São pessoas que têm uma carência muito grande. É sempre uma oportunidade para a pessoa estar, logo de cara, frente a frente com um defensor, com o juiz, no primeiro atendimento. Muitas vezes, nesse primeiro encontro, a gente já consegue resolver quase tudo. Caso não, conseguimos dar uma orientação bem clara dos próximos passos a serem seguidos, como é que o processo vai caminhar e dar um fim rápido ao problema".
Suporte da
Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura está dando suporte para a realização do evento. A secretária da pasta, Ana Silva, falou da expectativa para o dia 27: "Será um dia de ações de proteção social e de acesso de quem precisa a direitos. Terá a documentação básica, além dos serviços da Justiça que serão ofertados, para garantir essa proteção. Então, esse evento é para isso, para trabalharmos pela proteção social ampliada para nossos usuários". Será a primeira vez que São João de Meriti vai receber o Justiça Itinerante.