Por: Carlos Martins

Correio da Baixada | Nova Iguaçu abre inscrições para cursos gratuitos

Nova Iguaçu abre 300 vagas para sete cursos diferentes | Foto: Divulgação

O Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação (CVTI), da Prefeitura de Nova Iguaçu, em convênio com o Governo do Federal, está oferecendo 300 vagas em sete diferentes cursos gratuitos de qualificação tecnológica. As inscrições estarão abertas até 29 de julho, no site da Prefeitura de Nova Iguaçu. Os candidatos podem escolher entre Informática Básica, Robótica, Programação, Criação de Aplicativos, Web Design, Criação de Games e Excel. Com duração de 75 dias, os cursos ocorrerão no CVTI - Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação, situado na Av. Abílio Augusto Távora, nº 1823, SEMED (Casa do Professor), nos turnos matutino e vespertino. O processo seletivo será realizado por sorteio, buscando oferecer oportunidades de qualificação tecnológica, promovendo inclusão social e inserção no mercado de trabalho.

 

Novas unidades do Cartão Recomeçar

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entregou, nesta segunda-feira, dia 22 de julho, mais 7,2 mil unidades do Cartão Recomeçar para a prefeitura de Belford Roxo. O município fluminense recebeu ao todo 9,7 mil benefícios para as famílias atingidas pelas chuva de 2024. E um total de 29 milhões de reais investidos pelo Estado. A distribuição para os moradores é de responsabilidade municipal. A data, e como será feita a entrega, será divulgada pela Secretaria de Assistência de Belford Roxo.

Duque de Caxias recebe ações pelo julho amarelo

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28/7, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias promove, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, ações educativas e diagnósticas em unidades de saúde dos quatro distritos. As equipes de saúde vão oferecer à população a realização de testes rápidos de Hepatite B e C, vacinação contra Hepatite B, distribuição de materiais informativos e preservativos. Para facilitar o acesso da população ao diagnóstico durante o ano todo, a Secretaria de Saúde de Caxias oferece o serviço gratuito em cinco Centros de Testagem e Aconselhamento para HIV, Sífilis e Hepatites Virais.

Voluntariado de Defesa Civil

A Defesa Civil do município de Duque de Caxias conta hoje com mais de 10 mil moradores cadastrados na Rede Brasileira de Voluntários. Eles contribuem regularmente com agentes de Defesa Civil nas ações preventivas em comunidades, unidades de ensino e empresas, repassando as orientações recebidas nas capacitações aos moradores, relacionadas a eventos como inundações, enchentes, deslizamentos, incêndios, primeiros socorros e prevenção de acidentes. Colaboram também em atividades culturais e educativas.

Núcleos Comunitários de Proteção

Os voluntários colaboram ainda nos Núcleos Comunitários de proteção e Defesa Civil - NUPDECs, implantados em áreas consideradas de risco nos quatro distritos. Os moradores também podem receber alertas da Defesa Civil via SMS. Bastar enviar o CEP da rua em que mora para o número 40199. O município conta com 10.555 mil voluntários cadastrados. Entre os grupos de apoio estão a Cruz Vermelha Brasileira, Escoteiros, Desbravadores, Associação de Paraquedistas do Brasil, Corpo de Bombeiro Voluntário, LBV, e o Grupo de Resgatistas.