O Pé Diabético está entre as complicações mais frequentes do Diabetes Mellitus e suas consequências podem ser dramáticas para a vida do indivíduo, desde feridas crônicas e infecções, até amputações de membros inferiores. Trata-se de uma ocorrência geralmente evitável, porém está entre as mais frequentes complicações de saúde causadas pelo Diabetes Mellitus.
Com o objetivo de aprimorar o atendimento e capacitar os profissionais da rede municipal de saúde que atuam nesse serviço, a SMSDC, por meio do Departamento de Administração e Gestão de Pessoal (DAGP) e da Divisão de Desenvolvimento Pessoal (DDP), promoveu a palestra educativa sobre o tema "Pé Diabético - Prevenção e Tratamento". O evento aconteceu na última segunda-feira, dia 22 de julho, no auditório da Prefeitura de Duque de Caxias, e contou com palestrantes especialistas nas áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Hoje, o pé diabético é a principal causa de amputação de membro inferior no país, já que portadores da doença em fase descontrolada têm de 15 a 40 vezes mais chances de perder o membro, em decorrência da alteração.
Para atender pacientes com esse diagnóstico, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Polo Pé Diabético, que tem, entre os objetivos, evitar a hospitalização de pacientes com lesões provocadas por complicações da doença e estimular a melhoria da qualidade de vida. O atendimento ao portador de Diabetes Mellitus está disponível em todas as unidades da rede de Atenção Básica (ESFs e UBSs). De acordo com a complexidade do caso, o paciente é referenciado aos serviços de complexidade adequada ao seu caso, como ocorre com o paciente que evolui para o estado de Pé Diabético.