Nilópolis: Vila Olímpica fecha parceria com clubes cariocas

Escolinha de futebol no município atrai moradores da região

Por

A Escolinha de Futebol da Vila Olímpica, da prefeitura de Nilópolis, vem chamando atenção com aulas gratuitas às terças e quintas-feiras. O município tem parceria com o Esporte Clube Nova Cidade, o Bangu Atlético Clube e a Associação Desportiva Cabofriense.

Referência na Baixada Fluminense, a escolinha recebe adolescentes de 10 a 16 anos, que se inspiram em ídolos e querem trilhar os mesmos caminhos. Como o Guilherme Rocha, de 14 anos, que tem como exemplo o jogador português Cristiano Ronaldo.

"Quero ser como o Cristiano Ronaldo e também ajudar minha família, as pessoas na rua, um dia conseguir construir uma escola e tudo mais. Tem muito analfabeto no Brasil, quero que as pessoas aprendam o que é o estudo e o que é a educação. Estou gostando demais. Me achei no campo e agora estou me adaptando", contou Guilherme, volante do time.

Há 70 alunos matriculados em busca de espaço no esporte. Gustavo da Silva, de 15 anos, está entre os que desejam jogar pelo Flamengo. "Meu sonho é me tornar jogador e ajudar minha família. Se Deus quiser um dia estaria jogando no Flamengo."

Com uma vasta carreira no futebol pelos clubes Fluminense, Vasco, Bahia, Criciúma, Americano, Madureira e outros, Augusto Correia dos Santos é professor na Vila Olímpica e treinador do sub-20 do time América. "Além de ser um esporte bom para a saúde, ele educa e doutrina, isso tudo faz parte do esporte, não é só jogar futebol, o aluno tem que ter disciplina."

A matrícula pode ser feita na Vila Olímpica, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É necessário apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e atestado médico.

Parceria com clubes

A parceria com os times Nova Cidade, Bangu e Cabofriense vem rendendo bons frutos. Os alunos da Escolinha de Futebol têm a oportunidade de fazer avaliações, e caso aprovados, podem ingressar no clube para tentar carreira. Além disso, o campo da Vila Olímpica também é utilizado para treinos pelos três clubes cariocas com as categorias de base.