Por:

Agricultura familiar é destaque em Xerém

O projeto de Agricultura Urbana e Periurbana que vem sendo desenvolvido em Xerém, distrito do município de Duque de Caxias (RJ), visitado dia 30 pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, autoridades, parlamentares, acadêmicos e artistas, representa bem mais do que uma política pública de estímulo à agricultura familiar. Também é muito mais que uma contribuição, por meio do trabalho desses agricultores, para a segurança alimentar e a agroecologia.

Marca uma ação que leva mais inclusão social para a população das grandes cidades e das regiões metropolitanas, reduzindo vulnerabilidades e, por consequência, desigualdades sociais do país. Além disso, propicia a estudantes de graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) legítimas experiências no campo da extensão universitária — o que tem tudo para ser replicado em outras universidades.

A informação é da coordenadora do projeto no âmbito da UFRRJ, Betty Nogueira Rocha, economista e doutora em ciências sociais. O trabalho está sendo desenvolvido em Xerém por meio de várias parcerias, dentre as quais, o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a UFRRJ, por meio do seu campus lá localizado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Zeca Pagodinho (IZP) e a Organização Cidades Sem Fome.

Formação e orientação

A iniciativa tem atendido os agricultores numa dinâmica de formação e orientação para que se capacitem e estruturem bem as atividades que desenvolvem. A partir da lei que institui a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, sancionada na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estes agricultores poderão ser beneficiários dos programas voltados para a agricultura familiar — tais como acesso ao crédito, máquinas e compras públicas. Também foi anunciado, durante o evento, a cessão de terreno do IZP para a implementação de um Sistema Agroflorestal Urbano com a produção de plantas medicinais e árvores nativas da Mata Atlântica.