Por:

Japeri: Alunos do CIEP 401 se formam em primeira turma de Brigadista Mirim

A emoção tomou conta do CIEP 401, Lucimar de Souza Santos, em Japeri, na última quinta-feira (8), onde trinta e quatro alunos, com idades entre 7 e 15 anos e cursando do 3º ao 9º ano, concluíram a primeira turma do curso de Bombeiro e Brigadista Mirim, e contaram com a presença de cerca de 200 familiares para prestigiar a solenidade.

Durante o curso, que teve duração de cinco meses, os alunos aprenderam noções essenciais de primeiros socorros, civismo e cidadania. As aulas, realizadas todas as quintas-feiras, incluíram treinamento em socorrismo, brigada de incêndio, prevenção a acidentes, resgate em corda e prancha, primeiros socorros e ordem unida.

A formação foi ministrada pelos voluntários Yan Pedro Lasnon Ferreira (Brigadista), Adriele de Oliveira, Jean Carlos da Silva e Talita da Silva de Oliveira. Durante a cerimônia de formatura, o professor Yan Pedro fez um juramento junto com a turma. Ele destacou: "No juramento, os alunos garantem a responsabilidade em serem defensores da vida, da natureza, da ordem e das regras de segurança para a prevenção contra sinistros e emergências. Sem fazer acepção de pessoas e atendendo a todos, independentemente de classe social, cor, religião, opção política ou sexual. Respeitando as leis e as autoridades constituídas em todos os poderes e estando sempre disposto a prestar socorro em qualquer circunstância. Farei todo o possível para salvar vidas e difundir a importância de bons costumes e da valorização da família na sociedade."

A gestora Marcelle Aparecida expressou sua alegria e orgulho pela turma, ressaltando a dedicação e disciplina dos alunos: "Esta é a primeira turma de formandos da nossa escola. Estamos encantados com a disciplina deles. A presença deles nas aulas melhorou a disciplina e o desempenho acadêmico. Agradeço aos meus alunos por não desistirem e parabenizo-os de coração. Também agradeço ao 24º Batalhão e à Guarda Municipal pela contribuição à segurança do evento".

Flávia Ribeiro Liprince, mãe da formanda Ana Beatriz, de 12 anos, compartilhou sua experiência: "Este curso chegou em um momento especial para nossa família, que passou por um momento difícil com a morte da minha mãe há três anos. Apesar das dificuldades iniciais, minha filha encontrou motivação e se dedicou ao curso. Investir em nossos filhos é sempre válido, vai ser ótimo ter esses cursos disponíveis em todas as escolas. Gostaria que todas as mães pudessem sentir a emoção que estou sentindo."