Por: POR CARLOS MARTINS

Firjan SENAI e Simapan formam novos profissionais

O Firjan SENAI em parceria com o Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan) formou mais duas turmas dos cursos profissionalizantes de panificação e confeitaria em Duque de Caxias de Nova Iguaçu. Ao todo, 30 alunos se capacitaram para atuar no mercado de trabalho, muitos de forma empreendedora, abrindo ou inovando o próprio negócio.

Esse é o caso da aluna Ghesia Barbosa, que aos 33 anos, após 10 anos atuando no mercado da confeitaria, decidiu fazer um curso para se atualizar. "O curso foi diferente de tudo o que eu poderia imaginar, me ensinou que a confeitaria vai além do que eu poderia pensar. Tive contato com a confeitaria fina, conheci técnicas, além da parte teórica, que é muito completa", comentou.

A partir dos relatos da aluna, o presidente do Simapan, Henrique Seita, reforça que os cursos alcançam os objetivos. "A proposta é ampliar a oferta de profissionais qualificados no mercado e contribuir para o desenvolvimento do setor em todo o estado", destaca Seita.

Além de aulas teóricas, os alunos aprendem a preparar produtos de alto padrão, além de passarem a ter conhecimento de planejamento financeiro, visando garantir melhor administração e lucratividade. "Durante as aulas os alunos são incentivados a participar de todo o processo produtivo e conseguem compreender todas as etapas do trabalho", explica a diretora do Simapan, Sandra Imperial.

Em cada formatura, os alunos preparam uma mostra de produtos com as técnicas aprendidas no curso, e são apresentados pães e doces diversificados.