A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início na última quinta-feira (8), às atividades do Agosto Dourado. A ação, que acontece para fortalecer e difundir os benefícios do aleitamento materno e o vínculo mamãe e bebê, teve o primeiro encontro na Unidade Básica de Saúde, do bairro Alecrim, em Engenheiro Pedreira.
Em 2024, a campanha que teve início no Brasil em 2017, tem como tema a "Amamentação, apoie em todas as situações", e a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), voltados à garantia da sobrevivência e ao bem-estar das crianças, com foco na redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação.
Segundo a subsecretária de Atenção Básica, Helen Santos, a cidade de Japeri vem fortalecendo e amparando as ações não só no Agosto Dourado, mas em todo o programa de acompanhamento pré-natal. "O leite materno é o melhor alimento para a criança e nosso compromisso é fortalecer e amparar as gestantes para que compreendam a importância da amamentação pelo menos até os seis meses", disse a gestora.
A palestra foi ministrada pelas enfermeiras Wania Tavares e Márcia Ferreira, que apresentaram as vantagens da amamentação para as mães; os benefícios para as crianças; as formas de amamentação e como fazer em caso de pouco leite. "Antes de mais nada, elas precisam se sentir amparadas pela família e pela equipe de saúde. Essa segurança faz a diferença em todo o processo de amamentação, tanto para o bebê quanto para a mãe", relatou Wania.
As gestantes Jéssica Alves de Oliveira Moura, com 33 semanas, na terceira gestação; e Pamela Silva de Nóbrega Chaves, com 30 semanas, na segunda gravidez, estavam atentas às informações. "Cada barriga é única, cresce de forma diferente, em condições variadas e precisamos estar sempre informadas para que nossos filhos tenham um desenvolvimento saudável e a amamentação correta", disse Jessica. "E assim eles vão crescer fortes e seguros. Eu já estou preparando o peito para a amamentação", completou Pamela.