Por:

População de Nilópolis ganha novo Hospital Municipal JK

Novo HMJK foi entregue graças a parceria entre os governos municipal, estadual e federal | Foto: Carlos Martins/Correio da Manhã

Por Carlos Martins

No dia do aniversário de 77 anos do município de Nilópolis, celebrado na última quarta-feira (21), a população nilopolitana recebeu um presente aguardado com expectativa há mais de 10 anos. A entrega do novo Hospital e Maternidade Municipal Juscelino Kubitschek. A unidade hospitalar, localizada na Rua Zezinho, no Centro da cidade, contou com uma cerimônia prestigiada por autoridades e populares, incluindo a presença do governador Cláudio Castro; da vice-prefeita Flávia Duarte; do deputado estadual Rafael Nobre; do deputado federal Ricardo Abrão; entre outras autoridades de Nilópolis, da Baixada Fluminense e do estado.

A obra foi realizada através de uma parceria estabelecida entre a prefeitura do município, o governo do estado e o governo federal. Sendo uma unidade de grande porte, o Hospital Juscelino Kubitschek conta com uma infraestrutura de cinco andares e capacidade para 102 leitos, incluindo pediatria, obstetrícia e maternidade.

Em seu discurso na cerimônia, Cláudio Castro destacou que a entrega da unidade, além de emblemática por ser exatamente no dia do aniversário da cidade, também representa a realização de um sonho antigo do então prefeito Farid Abrão, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19.

"Eu me lembro muito bem de um fim de semana em que estávamos eu, Farid e Dr. Luizinho. Depois de um almoço, sentamos para conversar, e o Farid me deu alguns conselhos. Eu havia acabado de assumir o governo, e ele me orientava sobre ouvir as prefeituras. E ele falava muito sobre a importância da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro. E numa determinada hora, ele me fez um pedido, e falou sobre o sonho de ver entregue o hospital JK. E hoje, estamos aqui, celebrando no dia do aniversário da cidade, essa entrega importante. E hoje, vocês tem um hospital novamente. Esse hospital é de vocês", declarou o governador.

Macaque in the trees
O governador Cláudio Castro durante discurso na cerimônia, ao lado de diversas autoridades | Foto: Giulia Nascimento

Ao Correio da Manhã, a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, comentou a importância da entrega aos moradores de Nilópolis.

"Essa parceria com o governo do Estado na descentralização de valores para poder reformar e inaugurar um novo hospital, é motivo de orgulho, principalmente no dia em que a cidade celebra seus 77 anos de emancipação. A Baixada já conta com o RioImagem, e em breve, receberá o seu Instituto Oncológico, que está em obras. Este será mais um ganho importante na região", afirmou a gestora.

Também ao Correio, o diretor do hospital, Dr. Joé Sestello comentou sobre a inauguração do equipamento de saúde, e o diferencial no atendimento da nova unidade.

"Sem dúvida nenhuma, é trazer o acolhimento à população que tenha a classificação de risco; que defina se a doença é mais complexa ou não, para que a gente possa transferir o doente quando necessário, de forma segura. Uma transferência ética e respeitosa. E por outro lado, além da pediatria e do adulto, nós temos o acolhimento das gestantes em um equipamento público totalmente novo e altamente equipado como é o Juscelino Kubitschek", declarou.

Macaque in the trees
Unidade de saúde conta com 5 andares e 102 leitos | Foto: Giulia Nascimento

Já o deputado federal Ricardo Abrão, avaliou a entrega do novo HMJK como um marco para a cidade da Baixada.

"Essa avaliação, sem dúvida alguma, é a melhor possível. É um marco para a cidade. Foi um grande desafio que esse grupo de trabalho assumiu, quando nós fomos para a rua há dois anos atrás, dizendo que iríamos reabrir o hospital e maternidade; sabendo da dificuldade do orçamento de Nilópolis. E o entendimento que o governador Cláudio Castro tem com a gente; de amizade e de fidelidade, e por sempre querer o melhor para a Baixada Fluminense, foi fundamental para que essa entrega acontecesse", ressaltou o parlamentar.

Cidade terá shows para celebrar 77 anos

Além da inauguração do novo Hospital e Maternidade JK, o município de Nilópolis dá prosseguimento aos festejos em celebração aos 77 anos de emancipação político-administrativa. O fim de semana será marcado por shows de grandes atrações musicais, e o melhor: todos gratuitos. As apresentações vão acontecer na antiga garagem da empresa Nilopolitana, localizada na Rua João Pessoa, n° 712, Centro, com os portões sendo abertos a partir das 19h. Para garantir o ingresso, basta se cadastrar no site sympla, e levar um 1kg de alimento não perecível.

Nesta sexta-feira (23), o cantor e compositor Belo sobe ao palco. No sábado, as comemorações se encerram com os shows de Diogo Nogueira e Neguinho da Beija-Flor. Na ocasião, o intérprete da agremiação nilopolitana e voz marcante do Carnaval Carioca, vai celebrar seus 50 anos de carreira.