Educadores participam de 2º dia do seminário 'Conhecer'

Por POR CARLOS MARTINS

Centenas de professores participaram do segundo dia do "Congresso Conhecer. O Evento realizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu especialistas do setor com temas que apontam caminhos para os educadores aplicarem em sala de aula.

O congresso, que aconteceu no Salão de Festa Kairós, em Nova Belém, contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Januário e da Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, que agradeceu a participação dos professores. "A palavra é gratidão. Temos certeza de que levaremos melhorias significativas para a sala de aula através das palestras ministradas ontem e hoje", afirmou a Secretária.

O encontro promoveu uma troca de experiências e aprendizado entre os profissionais e palestrantes, como Júlio Furtado, professor, escritor, mestre e doutor em educação, que discutiu "A gestão da sala de aula: construindo uma pedagogia criativa, construtiva e com resultados".

Júlio também apresentou o "triângulo de aprendizagem", que se baseia em três tipos de mediação: relacional, didática e cognitiva. Ele explicou que a mediação relacional envolve encorajamento, incentivo e apoio; a mediação didática abrange a exposição, contextualização e exemplificação; e a mediação cognitiva se foca na tradução, organização e aplicação do conhecimento.

"Eu gosto do desafio de ensinar alunos do 6º ano, com suas perguntas e descobertas. Cresço muito com a realização deles nessa mudança de fase. É importante entendermos que todos têm cultura, inclusive crianças e adolescentes, e precisamos promover essa troca. A cultura, o vínculo afetivo, o olhar inclusivo, a postura apreciativa e a empatia são essenciais para a interação pessoal. Com esses pilares, nos aproximamos dos alunos e criamos vínculos afetivos. Precisamos ter uma postura apreciativa, que nada mais é do que ver o lado positivo dos alunos, potencializando a energia da realização. ", disse Júlio, entre outros apontamentos.