Saúde: Nilópolis ganhará novo Hospital Municipal JK

Entrega da unidade marca os 77 anos de emancipação do município

Por

Os nilopolitanos aguardam há 10 anos a inauguração do Hospital Municipal e Maternidade Juscelino Kubitschek (HMJK), obra realizada graças à parceria entre o governo federal, representado pela CEF, governo do Estado e a Prefeitura, e vão receber este presente no dia 21 de agosto. A data marca os 77 anos da cidade de Nilópolis, que assim terá de volta sua maior unidade de saúde, referência na Baixada Fluminense durante décadas.

Prefeito ressalta entrega do hospital

O prefeito da cidade, Abraãozinho David, destacou a importância e o significado da entrega do novo hospital. "A inauguração do Juscelino é um sonho de quase dez anos dos nilopolitanos", afirmou ele, que tem ainda na lista de entregas este ano a Policlínica da Mulher e Centro de Imagens.

O governador Cláudio Castro estará no município para descerrar a placa de inauguração, a partir das 17h, ao lado da vice-prefeita, professora Flávia, do secretário municipal de Saúde, o médico André Esteves, demais secretários municipais, vereadores e autoridades da cidade e de municípios próximos. A unidade de saúde fica na Rua Zezinho, no Centro de Nilópolis, local de fácil acesso.

Infraestrutura da unidade hospitalar

Com cinco andares e capacidade para 102 leitos, o HMJK é uma unidade de saúde de grande porte, com atendimento de pediatria, obstetrícia e maternidade. Contará com atendimento de urgência e emergência, Centro Cirúrgico e Obstetrício e Centro de Parto Normal; berçário, Clínica Cirúrgica e Clínica Geral, Quartos de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto.

"Teremos três obstetras de plantão na maternidade e, na emergência, três clínicos, dois pediatras e um ortopedista. Um técnico de gesso estará ali também para caso de fratura, entorse e luxação", enumerou o secretário André Esteves.

Setores do hospital

A unidade terá estrutura completa com setores de Raio-X, Farmácia, Laboratório e Central de Material de Esterilização, além de vestiários, rouparia, salas de descanso para médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, setor de administração, cozinha, refeitório, entre outros. Um exemplo, a enfermaria de clínica médica, que terá 27 leitos, com salas para preparo de medicamentos e prescrição médica e a enfermagem.