Governo promove feira de gamificação em Nova Iguaçu
Iniciativa busca criar novos desafios para os estudantes
Um projeto muito especial, com foco na melhoria do aprendizado, incentivando o raciocínio lógico, a concentração e o trabalho em equipe. Essa foi a proposta da feira de gamificação, com jogos de tabuleiro, organizada pela Diretoria Regional Metropolitana I, que aconteceu na quarta-feira (28/08) no Sesc Nova Iguaçu. A iniciativa também tem o objetivo de criar uma cultura de ensino diferenciada nas unidades escolares.
"Estou muito feliz de estar aqui, participando desse trabalho tão importante e agregador. É uma iniciativa muito intensa, através de formas inovadoras de trabalho. Nós, da Seeduc-RJ, estimulamos que os nossos meninos e meninas participem de eventos como esse, pois assim eles estão desenvolvendo o raciocínio lógico, matemático. O que estamos vendo auxilia muito no conhecimento e ensino de nossos jovens", destacou a subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Joilza Rangel.
A gamificação consiste na aplicação de jogos em outros âmbitos, para motivar e ensinar de forma lúdica. Nos últimos anos, tanto o mundo educativo quanto o empresarial têm utilizado cada vez mais este treinamento para alunos e funcionários. Essa é uma técnica diferenciada, não sendo apenas simples brincadeiras, mas uma ferramenta que desenvolve cooperação, raciocínio, resolução de problemas e diversos outros aspectos.
"Nós desenvolvemos esse projeto de gamificação, de jogos de tabuleiro, com o objetivo de trabalhar raciocínio lógico, pensamento e concentração, para que os nossos alunos possam ter efetivo desempenho, principalmente, nas questões matemáticas. Essa atividade foi desenvolvida primeiro em todas as unidades escolares, e esse evento é a culminância desse trabalho. Essa prática incentiva a criatividade, o trabalho em equipe e tomada de decisões", afirmou a diretora pedagógica Maria Angélica Novaes, da Regional Metropolitana I, que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri.
Inovação e resolução de desafios
Este modelo, que engloba jogos como xadrez, dama, dominó e batalha naval, está sendo trabalhado nas unidades escolares com todos os alunos. A competição cria uma vertente inovadora para a resolução de desafios. Isto desenvolve a responsabilidade e uma série de outros processos cognitivos que ajudam nas aulas, de forma cada vez mais prazerosa.