Dudu Reina (PP) lidera com 45% em Nova Iguaçu

Candidato a prefeito atingiu percentual acima da soma dos adversários

Por

O candidato a prefeito Dudu Reina (PP) lidera a pesquisa de intenção de voto

Uma nova pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Nova Iguaçu, realizada pelo Ipec (ex-Ibope) e divulgada nesta quinta-feira (26), aponta vitória de Dudu Reina (PP) no primeiro turno. O candidato apoiado pelo prefeito Rogerio Lisboa lidera a corrida eleitoral na cidade com 45%, mais do que a soma de seus adversários. Em relação ao último levantamento, Dudu Reina cresceu um ponto percentual.

Para vencer as eleições para prefeito, o candidato necessita ter metade dos votos mais um em comparação a soma de todos os seus adversários. A pesquisa traz ainda Clébio Jacaré (União Brasil) em segundo lugar com 16% das intenções de voto e Tuninho da Padaria (PT), com 9%, na terceira colocação. Iza Dutra (Novo) foi citada por 3% dos entrevistados, enquanto Aluisio Gama (PSB) e Dr. Leonardo Mazzutti (Rede) atingiram apenas 2% cada um. No cenário atual, o somatório seria insuficiente para evitar a vitória de Dudu Reina no dia 6 de outubro e levar a eleição para o segundo turno.

Apesar da larga vantagem e da forte possibilidade de vitória já no pleito do início do mês, o Ipec fez simulações de um eventual segundo turno. Na disputa com Jacaré, atual segundo colocado, Dudu Reina venceria com 53% contra 24% do adversário. Se o oponente fosse Tuninho da Padaria, a vitória seria ainda mais expressiva, com 57% contra 17% do rival.

A saúde segue sendo o maior problema da cidade. Ela foi apontada por 70% dos entrevistados. As áreas da segurança pública e educação aparecem na sequência, com 42% e 39%, respectivamente. Contudo, 36% dos eleitores abordados pelo Ipec avaliam a administração do prefeito Rogerio Lisboa como regular e 40% a classificam como boa ou ótima.

O Ipec ouviu 800 eleitores iguaçuanos entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento, encomendado pela Rádio Tupi, é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº RJ-06683/2024.