Por: Redação

Eleições 2024: Pesquisa aponta provável vitória de Dudu Reina (PP) no 1º turno em Nova Iguaçu

O candidato Dudu Reina (ao centro), ladeado por Rogério Lisboa (e) e Drª Roberta (d) | Foto: Divulgação

Em mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para prefeito de Nova Iguaçu, o nome de Dudu Reina (PP) foi novamente o mais citado pelos entrevistados. A quarta avaliação feita pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), ex-Ibope, em parceria com a Rádio Tupi, mostra que Dudu Reina segue isolado na liderança, com 53%, 38 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Clébio Lopes Jacaré (União), que aparece com 15%.

O índice pode chegar a 56% ou 50%, pois a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Mas se a eleição fosse hoje, Dudu Reina seria eleito prefeito de Nova Iguaçu já no primeiro turno.

As menções ao candidato pelo PP cresceram 8 pontos percentuais em relação à pesquisa de 26 de setembro, quando Dudu Reina teve 45% no levantamento induzido, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor. Já as intenções de voto em Jacaré oscilaram de 16% para 15%, enquanto as em Tuninho da Padaria (PT) se mantiveram em 9%. Ambos permaneceram em empate técnico pela margem de erro. Aluisio Gama (PSB) e Iza Dutra (Novo), que caiu 1 ponto percentual, têm 2%. Dr. Leonardo Mazzutti (Rede) ficou com 1%.

Aqueles que pretendem votar em branco ou anular seu voto vão de 13% para 10%, enquanto os indecisos somam 9%. Os dados foram coletados entre 28 e 30 de setembro.

Segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados garantiram que sua escolha para prefeito já está definida, enquanto que 26% ainda podem mudar de opinião até o próximo domingo (6), dia da eleição.

O Ipec destaca que, em relação ao levantamento anterior, as intenções de voto em Dudu Reina tiveram um crescimento mais acentuado entre quem avalia como ótima ou boa a gestão do atual prefeito, Rogerio Lisboa (PP), passando de 61% para 72%. Entre evangélicos, o percentual subiu de 44% para 60% e, entre eleitores que se autodeclaram pretos ou pardos, de 43% para 52%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dudu Reina também apresentou crescimento, mantendo-se na liderança. Na atual pesquisa, ele chegou a 37%, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao levantamento da semana passada. Jacaré subiu um ponto, de 10% para 11%, podendo estar em empate técnico com Tuninho da Padaria, que ficou com 5%.

Com relação à rejeição de voto, aquele em que o eleitor não votaria de maneira alguma, Jacaré tem o maior índice, com 35%, um crescimento de 3 pontos percentuais se comparado à última pesquisa.

Num hipotético segundo turno, Dudu Reina, segundo a pesquisa, venceria todos os seus concorrentes. Ele ganharia de Jacaré por 58% e 19%. Já contra Tuninho da Padaria, Dudu teria 59%, contra 17%.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número JOB Nº 0320-4/2024, entrevistou 800 pessoas presencialmente. Seu índice de confiança é de 95%.