Por: Redação

Correio da Baixada | Queimados terá ônibus gratuito no dia da eleição

Ônibus vão circular gratuitamente na eleição | Foto: Reprodução

No próximo domingo, dia 6 de outubro de 2024, os eleitores de Queimados vão às urnas e desta vez terão direito a transporte público gratuito para exercer seu direito de voto. O decreto da prefeitura determina que as empresas Fazeni e Gardel serão responsáveis pela operação, sem cobrar tarifa dos passageiros, das 7h às 20h. A operação especial oferecerá transporte para diversos bairros, como Ponte Preta, Valdariosa, Fanchem, Jardim da Fonte, Santo Expedito e muitos outros. No total, 11 linhas de ônibus da empresa Gardel e 4 da Fazeni estarão à disposição da população. "Essa ação é fundamental para que todos os eleitores tenham condições de chegar aos locais de votação, respeitando o direito ao voto. A gratuidade no transporte público será muito importante, especialmente para quem depende desse serviço", disse a secretária municipal de Transporte, Lívia de Oliveira.

 

Estado leva melhorias para Mesquita

A rua França Leite, no bairro Chatuba, em Mesquita, recebeu pavimentação asfáltica na terça-feira (01). As intervenções no local fazem parte do projeto de obras emergenciais de recuperação de drenagem e pavimentação asfáltica que incluem ainda a estrada Elizeu de Alvarenga, no mesmo bairro do município. A ação é executada pela Secretaria de Estado das Cidades. Os investimentos no local são de R$8.112.213,35. Na rua França Leite, os serviços vão passar por cerca de 434 metros da via. Já a estrada Elizeu de Alvarenga vai receber intervenções em 350 metros do local.

Andrezinho (PT) firma compromisso por redução de impactos climáticos

Candidato assinou carta-compromisso com instituto | Foto: Rafael Marra

O candidato à Prefeitura de Paracambi Andrezinho Ceciliano (PT) assinou uma carta-compromisso com o Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo Baixada Fluminense (IAB/BAIXADA), em que se compromete a, caso eleito, promover espaços públicos acessíveis e implementar medidas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas. A carta foi assinada por onze arquitetos e, nela, são levantadas questões pertinentes para a promoção de ambientes estruturalmente seguros para a região. Um dos tópicos da carta destaca a necessidade de estar atento à relação destas obras com o meio ambiente, principalmente em sua execução.

 

Histórico de fortes chuvas

Os municípios da Baixada Fluminense sofrem historicamente com os efeitos das fortes chuvas de verão, que causam problemas crônicos como alagamentos e deslizamentos de encostas. Na carta, a instituição afirma que os efeitos extremos das mudanças climáticas já impactam diretamente esta região e demandam medidas urgentes. "O principal objetivo é tornar a região da Baixada Fluminense mais sustentável e resistente às mudanças climáticas, desenvolvendo políticas de adaptação climática antirracistas", diz a nota.

Abertura de concursos

A carta também solicita a abertura de concursos públicos para a contratação de arquitetos e urbanistas, pois, segundo a IAB, há diversos municípios na Baixada que carecem de profissionais capacitados para atender às diversas demandas necessárias ao planejamento urbano, ao desenvolvimento de projetos, à fiscalização, à captação de recursos financeiros e outras necessidades fundamentais. Além de Andrezinho Ceciliano, também assinaram a carta candidatos à Prefeitura dos municípios de Japeri, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita e Belford Roxo.