Por: Redação

Correio da Baixada | Aluna de Ciep é selecionada para intercâmbio nos EUA

A estudante Maria Fernanda Santana, de 17 anos | Foto: Ana Cabral/Seeduc-RJ

A ficha de Maria Fernanda Santana da Costa, de 17 anos, ainda não caiu. Aluna do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade - Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, ela está feliz e surpresa por ter sido a única estudante da rede estadual selecionada para participar do programa imersivo Honeywell Leadership Challenge Academy, que será realizado no US Space and Rocket Center, no Alabama (EUA), de 27 de outubro a 1º de novembro deste ano. Com passaporte e visto garantidos, a jovem tem embarque marcado para o próximo dia 24, em sua primeira viagem internacional.

A estudante lembra que, quando fez a inscrição para o programa, também teve que escrever um texto, falando de seu envolvimento em projetos de robótica na escola, construção de foguetes de garrafas pet e até criação de um sismógrafo.

 

Critério de seleção

Um dos critérios de seleção foi a participação de Maria Fernanda em programas da ONG Junior Achievement (JA Rio de Janeiro), que atua no país desde 1999. A estudante se destacou nos três meses de curso do Projeto Miniempresa, aplicado pela instituição em escolas públicas do Rio de Janeiro. Este ano, 12 unidades escolares da rede estadual na Baixada foram escolhidas para receber o programa. Ao lado de outros 24 alunos, Maria Fernanda criou do zero e presidiu a miniempresa Velorix, que produziu uma vela aromática que também servia como repelente natural.

Obras de Central Park estão na fase de terraplanagem

Espaço está sendo construído no bairro São Bento | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com o governo do estado, está construindo, no bairro São Bento, no segundo distrito, uma das maiores áreas públicas de lazer da Baixada Fluminense. Na área de 92.387 m², da Avenida Governador Leonel Brizola, ao lado da antiga Feuduc, a prefeitura já iniciou o trabalho de terraplanagem do terreno.

O Central Park Fluminense, como está sendo chamado, vai receber diversos equipamentos, como skate park, áreas para churrasco, playground, viveiro de plantas, banheiros, anfiteatro, academias de ginástica, quadras de vôlei, tênis e futebol com grama natural, arquibancadas e vestiários.

 

Formatura do curso de libras

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semped), em parceria com a Secretaria de Cultura, realizou na terça-feira (8), a formatura do curso de Libras para 42 moradores, no Centro Cultural Luís Eduardo Magalhães, em Engenheiro Pedreira. O curso tem como objetivo promover a inclusão e tornar o município mais acessível. Oferecido no período noturno, o curso foi pensado para facilitar a participação de moradores que trabalham durante o dia, garantindo maior acesso à capacitação.

Preguiça eletrocutada é resgatada

Uma preguiça foi resgatada após ser eletrocutada em Guapimirim, na Baixada Fluminense. O animal se recupera, mas ainda há dúvidas se ela poderá ganhar a liberdade novamente. No fim de setembro, a preguiça da espécie Três Dedos foi eletrocutada ao encostar em fios de alta tensão. "A preguiça pegando fogo aqui. Olha que maldade! Ela com a cabeça pegando fogo no fio de alta tensão", gritou uma testemunha do acidente. Após ser socorrida, a preguiça foi levada para o Instituto Vida Livre, na Zona Sul do Rio, que atua na reabilitação e soltura de animais silvestres.