Por: Redação

Correio da Baixada | Belford Roxo leva crianças do Capsi para sessão de cinema

Belford Roxo realizou mais uma edição do "Cine Capsi" | Foto: Divulgação/PMBR

A Prefeitura de Belford Roxo, por meio da Secretaria Executiva de Saúde Mental, realizou mais uma edição do "Cine Capsi" no Teatro da Cidade. A sessão de cinema especial recebeu as crianças do Centro de Atenção Psicossocial Infantil, além de familiares e funcionários. A criançada assistiu ao filme "Divertidamente 2" com direito a muita pipoca e docinhos.

A experiência é uma extensão do trabalho terapêutico e de integração social do Capsi, que também proporciona a experiência completa de uma visita ao cinema. A coordenadora municipal da Divisão de Saúde Mental, Camila Cortes, comentou sobre a sessão especial. "Através do Cine Capsi, os usuários têm a oportunidade de explorar emoções, desenvolver empatia e o social, além de estimular a criatividade em um espaço totalmente seguro e adaptado", frisou Camila.

 

Ações socioambientais em Caxias

Disseminar conhecimentos e hábitos sobre boas práticas ambientais foi o desafio assumido pelo Projeto EDUC Fase II, desde 2021, em Duque de Caxias.

A iniciativa, realizada pela ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, busca promover o protagonismo comunitário na busca por soluções para os desafios socioambientais locais, mobilizando jovens, líderes comunitários, educadores e moradores para a causa. Após três anos de atuação em localidades do município.

Japeri realiza 1ª etapa da IV Feira de Engenharia e Ciências

A Prefeitura de Japeri, em parceria com a Secretaria de Educação, finalizou no dia 27 de setembro a primeira etapa da IV Feira de Engenharia, Ciências, Tecnologias e Matemática (FECTMat 2024). Durante essa fase inicial, as unidades escolares do município realizaram suas apresentações internas, nas quais alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) expuseram projetos com foco em investigação científica. Os finalistas, selecionados pelas próprias escolas, foram indicados à Secretaria de Educação para a etapa seguinte do evento. A feira visa fomentar o interesse pela ciência e pela pesquisa.

Premiação de projetos

A feira premiará os melhores projetos desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento. Com foco em inovação e pensamento crítico, os estudantes apresentam trabalhos que buscam soluções criativas e relevantes para desafios contemporâneos, fortalecendo a integração entre a teoria e a prática no processo educacional. O evento se destaca como uma iniciativa para o desenvolvimento científico de Japeri, incentivando os jovens a explorar novas ideias e aprofundar seus conhecimentos tecnológicos e matemáticos.

Agentes de saúde e endemias

Eles são homens e mulheres que diariamente cruzam a cidade cuidando da saúde, prevenindo doenças e acolhendo a população. São Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) que estão na linha de frente do cuidado e da prevenção de doenças. E na quinta-feira, (3), na Academia da Saúde no bairro São Jorge, as equipes receberam um reforço para a execução de suas atividades. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), distribuiu os novos kits de uniformes para os 237 agentes.