Por: Redação

Correio da Baixada | Estado finaliza obras de pavimentação em Caxias

Obras são realizadas em Duque de Caxias | Foto: Divulgação

Mais de 300 mil moradores de quatro distritos de Caxias serão beneficiados com a pavimentação de 153 ruas, num total de 161 quilômetros de asfalto. As obras já estão em fase final de conclusão. O pacote de intervenções realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) recebe investimentos de R$90 milhões, com o objetivo de melhorar a infraestrutura local e promover mais segurança para moradores e motoristas que trafegam pelas vias. Os serviços de pavimentação contam com camadas de cinco centímetros de asfalto quente, que possibilitam maior durabilidade e menos serviços de manutenção. Além disso, as ruas recebem sinalização horizontal. Para os moradores dos quatro distritos contemplados, a nova pavimentação já promove grandes mudanças na região.

 

Mudanças na região

Para os moradores dos quatro distritos contemplados, a nova pavimentação já promove grandes mudanças na região. O comerciante Rubaldino Alves conta que, para o comércio, essas melhorias facilitam o trânsito de clientes nas lojas e representam um aumento significativo nas vendas. "O asfalto novo é muito bom para todos nós. Depois dessa obra, o movimento aqui na minha loja melhorou muito", relatou o comerciante. As obras de pavimentação já estão com mais de 95% de execução. Em todo o município, a SEIOP investe R$305 milhões.

Educação: Alunos nilopolitanos têm aula de ecologia

Estudantes visitaram o Parque Natural do Gericinó | Foto: Divulgação PMN/ Felipe Soares

Alunos da turma de alfabetização do primeiro ano da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, no Centro de Nilópolis, visitaram o Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão na manhã de quarta-feira (30/10). Foram conferir nesse refúgio verde no meio da cidade, lições que aprenderam em sala de aula sobre a importância da preservação do meio ambiente. Depois das explicações sobre origens de árvores como o pau-brasil, que dá nome ao nosso país, e sobre os hábitos dos animais que vivem naquele habitat, eles aproveitaram os brinquedos que estão instalados no local para diversão das crianças que visitam o parque ecológico. A atividade é resultado da parceria entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente do município.

"Toda semana recebemos a visita de três ou quatro escolas da rede municipal de ensino. Seja para visitas, recreação, plantio de mudas", afirmou o secretário de meio ambiente, Dean Senra, acrescentando que a manutenção do ecossistema é um compromisso de todos para que as gerações futuras tenham qualidade de vida e saúde.

 

Escolas que plantam

As amigas Juliana Martins de Paula e Agnes Vitória da Silva Coutinho, ambas de 10 anos, foram umas das 30 alunas da Escola Municipalizada Campo Alegre, em Nova Iguaçu, que participaram do Projeto Escolas que Plantam, nesta terça-feira (29). A ação, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, ensina as crianças a plantar e cultivar dentro da unidade de ensino.

O plantio nas escolas se torna uma prática educativa que traz inúmeros benefícios tanto para alunos quanto para o meio ambiente.