No último sábado, (23), os moradores do bairro Marajoara comemoraram a inauguração do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NuPDEC), instalado na sede da Associação Rural do bairro. O equipamento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMPDC), e tem como objetivo fortalecer a segurança e dar suporte à comunidade em situações de emergência e calamidade.
O NuPDEC funciona como um ponto de apoio e orientação para a população, com destaque para a atuação voluntária da própria comunidade. A participação ativa dos moradores é fundamental para o sucesso da unidade, que visa garantir uma resposta mais ágil e eficiente em momentos de crise, como desastres naturais ou outras emergências.
A inauguração do equipamento no Marajoara reforça o compromisso da Prefeitura com a segurança da população e o fortalecimento da proteção civil, promovendo a colaboração entre o poder público e os cidadãos para enfrentar situações adversas. A presença do equipamento no bairro é mais um marco no processo de descentralização dos serviços de defesa civil, ampliando o alcance das ações de proteção e garantindo mais segurança para os moradores.
A ação é uma continuidade das políticas públicas voltadas à prevenção e à mitigação de riscos, contribuindo para uma cidade mais preparada para lidar com imprevistos decorrentes de ações climáticas.
Segundo o Vice-Prefeito Carlos Januário, a cidade vem dando passos importantes e agindo para mitigar os efeitos das ações climáticas. "Estamos evoluindo. No início do ano fomos surpreendidos com duas perdas fatais e 159 lesões de solo na cidade. Foram casas e áreas afetadas de diversas formas. Hoje, estamos empenhados e com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), se reunindo e desenvolvendo o Plano de Contingência 2024. Realizamos o treinamento de mesa e o próximo passo é treinar as equipes de sobreaviso. Tudo isso é para estarmos preparados para as ações do clima", disse.
Para ele, é importante estar preparado e ciente da missão a ser cumprida. Lembrou que não se pode pensar na solução na hora da dor e que o NUPDEC será o primeiro a ser acionado no bairro. Destacou ainda, que o maior foco da gestão é evitar a perda de vidas.