Japeri realiza 1° Encontro de Empreendedoras
Objetivo foi apoiar a presença de mulheres no mercado empresarial
Celebrado no último dia 19, o Empreendedorismo Feminino motivou o Primeiro Encontro de Mulheres Empreendedoras de Japeri. Organizado por um grupo de empresárias e com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Semdic), o evento aconteceu no feriado do dia 20, que também marca o Dia da Consciência Negra, no restaurante Empório do Chico, no bairro Nova Belém.
40 mulheres marcaram presença
Com cerca de 40 mulheres, a celebração contou com sorteios, dinâmicas, depoimentos e a promessa de que muitos outros encontros ainda acontecerão na cidade. A idealizadora do evento, Neilane Mattos, que trabalha no ramo da prata, falou sobre como surgiu o projeto e como é desafiador o dia a dia das mulheres empreendedoras, que ainda possuem uma ampla rotina de tarefas. "Foi desafiador, como nossos dias; sensacional, como nossas atividades e uma grande oportunidade de trocar e conhecer mais e mais mulheres maravilhosas desse universo do empreendedorismo", disse.
Poder transformador
Para a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Leite, o evento foi um momento de demonstração do poder transformador do empreendedorismo feminino. "Cada mulher empreendedora carrega uma história de coragem, resiliência e determinação. São elas que inovam, lideram e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município, inspirando outras mulheres a acreditarem em seus sonhos. Como subsecretária, reafirmo o compromisso da gestão em apoiar essa trajetória, fortalecendo as redes de apoio com capacitação, inclusão e políticas públicas que promovam a igualdade e oportunidades. Juntas vamos ainda mais longe", declarou.
A empreendedora e proprietária do espaço Empório do Chico, Lourdes Santana, destacou sua trajetória e o prazer em acolher o evento no seu estabelecimento. "Foi muito bom recebê-las e ouvir os depoimentos sobre o nosso acolhimento, culinária e espaço. Além da maravilhosa oportunidade de dividir com elas minha história e conhecer a caminhada de outras empreendedoras como eu", relatou.
Ganhadoras do sorteio de drinks, Ane Lima e Lizandra Cardoso, brindaram ao sucesso do evento, que teve como ponto alto de descontração a dinâmica da teia de aranha. Em um grande círculo, uma participante prendia uma ponta do barbante no dedo e jogava o rolo para outra. A formação da teia se deu pela escolha aleatória de quem recebia. Cada empreendedora, ao ser escolhida, se apresentava e falava um pouco de si e da sua atividade profissional.