Por: Por Redação

Correio da Baixada | Caxias vai ganhar duas novas unidades de Saúde

Unidades vão garantir atendimento 24 horas | Foto: Divulgação/PMDC

A cidade de Duque de Caxias é reconhecida como a capital da saúde no estado do Rio de Janeiro. Esse título, mais do que merecido, é fruto de muito investimento e compromisso do governo municipal em oferecer o que há de melhor em saúde pública e serviços essenciais para a população. Além da reforma e ampliação de todas as unidades da rede, a prefeitura está transformando a saúde com novas unidades pré-hospitalares (UPH) em Xerém e Imbariê.

Em Xerém, na Rua Pastor Manoel Avelino de Souza, a UPH terá 13,9 mil m², será referência em atendimentos para pacientes adultos e infantis, e fará procedimentos cirúrgicos. A unidade será fundamental para atender à demanda da região, que tem uma população de aproximadamente 65 mil pessoas.

 

Equipamentos de última geração

Assim como em Imbariê, na Avenida Coronel Sisson, onde a nova unidade também vai contar com equipamentos de última geração, terá 17 consultórios, enfermarias e salas para atendimentos especializados. Cerca de 33 mil pessoas moram no bairro, que fica no terceiro distrito, e poderão utilizar a nova unidade em breve. Os espaços vão funcionar com serviço de emergência em regime de plantão de 24 horas, com classificação de risco, salas de hipotermia (adulto e infantil), de vacina, ortopedia, isolamento, 50 leitos e CTI (Centro de Terapia Intensiva).

Nilópolis: Secretarias integram serviços para atender idosos

Na última sexta-feira (29) representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Segurança e Trânsito se uniram no auditório do Hospital Municipal Juscelino Kubitschek para participar de um encontro para discutir a criação de uma rede de apoio e melhorar o atendimento para as pessoas idosas de Nilópolis. Conforme os dados do Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13,82% da população nilopolitana é idosa. Com isso, a Superintendência dos Direitos do Idoso busca unir forças com apoio de profissionais de diversas áreas visando acolher e dar voz a esse grupo.

Perspectivas e objetivos

Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Social do município de Nilópolis, Everline Lima, se juntou com a superintendente dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, e a assistente social Marcia Campos de Oliveira para uma dinâmica com barbante. Cada representante compartilhou suas perspectivas e objetivos em relação à integração das ações voltadas ao atendimento dos idosos. "O trabalho continua em rede. Envelhecer é um privilégio, temos que focar na saúde física, mental e na rede de apoio", destacou Everline Lima.

Debates e rodas de conversa

Além da orientação aos direitos e deveres na sociedade, e a concepção da velhice, ocorreram debates, rodas de conversas, reflexão do serviço de convivência a pessoa idosa; acolhimento (SUS); escuta especializada por assistentes sociais e psicólogos; realização de grupos terapêuticas mensais; atendimento odontológico; palestras com temáticas sobre o envelhecimento com base no estatuto da pessoa idosa; ação social voltada para os idosos. A Superintendência fica no primeiro andar da Prefeitura de Nilópolis. O endereço é Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro.