Por:

Jovem de Japeri é premiado no Consulado da República Tcheca no Rio

Após conquistar um prêmio na prestigiada Exposição Internacional Infantil de Belas Artes (ICEFA Lidice) deste ano, Heitor Marinho, de 16 anos, deu mais um passo importante em sua trajetória ao receber uma certificação no Consulado da República Tcheca no Rio de Janeiro.

Sua obra intitulada "Caravana Brasileira" destacou-se entre mais de 12 mil trabalhos enviados por participantes de 81 países. Selecionada para o grupo das 50 melhores do mundo, a obra recebeu uma Menção Honrosa. O júri, composto por professores de arte e artistas visuais, elogiou a profundidade emocional e a originalidade do trabalho de Heitor.

Representações
de consulados

O evento de certificação, realizado no último dia 25 durante a abertura oficial do Consulado Honorário no Brasil, contou com a presença de representantes dos consulados de São Paulo e Distrito Federal e foi prestigiado pelo Vice-Ministro da República Tcheca.

O jovem artista, que superou inúmeros desafios ao longo de sua vida, viu essa conquista representar não apenas um reconhecimento artístico, mas também um triunfo pessoal e emocional.

Emocionado com o reconhecimento, Heitor dedicou sua premiação ao talento e à resiliência, mas fez questão de destacar o papel fundamental de sua família e de sua professora no processo.

"Agradeço muito aos meus pais e à minha grande amiga e professora, Peter Jean Cohen! A todos que me acompanharam e acreditaram em mim, meu muito obrigado. E àqueles que me criticaram, desejo felicidade e bastante tempo de vida para que continuem me vendo crescer!" declarou o jovem.

Para o Diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri, Bruno W. Medsta, que esteve presente com o artista no Consulado, o momento foi extremamente gratificante.

"É muito emocionante ver a recepção que fizeram para o Heitor e sua família nesta cerimônia. Precisamos, sempre que possível, acompanhar os artistas de Japeri e destacar a história da cidade e os projetos que estamos desenvolvendo." afirmou Bruno.