Por:

Horto Municipal de Mesquita é inaugurado

A partir do momento em que usufruímos dos recursos naturais, assumimos um compromisso de cuidado com o meio ambiente. Em Mesquita, o Horto Municipal simboliza essa responsabilidade. A cerimônia de inauguração do novo espaço aconteceu no dia 11, quarta-feira, no Centro de Mesquita. Estudantes da rede municipal, representantes da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, além de outras autoridades da cidade, estiveram presentes para celebrar o feito.

A ideia da construção de um Horto Municipal nasceu durante os primeiros anos da atual gestão executiva do município. Porém, foi no início deste ano que o projeto finalmente saiu do papel. "O Horto foi fundado em virtude da necessidade de uma base estratégica para o cultivo das plantas para serem utilizadas na arborização das ruas da cidade e na restauração florestal do município", explica Rholmer Louzada, secretário municipal de obras e serviços públicos.

Engenheira florestal da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, Josie Monteiro expõe a importância de iniciativas assim para o enfrentamento da crise climática que é vivenciada globalmente nos dias de hoje. "Estamos correndo contra o tempo para conceber meios de combater as mudanças climáticas. O Horto é o ponto inicial desse processo, já que as mudas cultivadas aqui serão destinadas à arborização urbana, ao reflorestamento e ao paisagismo da nossa cidade. Portanto, é a partir daqui que conseguiremos fazer a diferença", declara.

Futuramente, existe a previsão da implementação de uma iniciativa que envolve o proveito direto do equipamento por parte da população. Este plano irá possibilitar que os munícipes se cadastrem para receber doações das plantas cultivadas no Horto. Após os festejos da cerimônia de inauguração, cada convidado recebeu uma muda da flor kalanchoe, como símbolo do compromisso do poder público de Mesquita com seus munícipes e com o meio ambiente.