Os editais são oportunidades para agentes culturais de diversas áreas contribuírem e fortalecerem a cena cultural do município
A Secretaria Municipal de Cultura de Japeri divulgou os resultados finais da fase de habilitação dos editais da PNAB, que incluem: Cultura em Ação 2, Bolsas de Circulação, Cultura nas Escolas, Bolsas de Pesquisa, Prêmio Mestres e Mestras, Subsídios a Espaços, Ambientes e Iniciativas Culturais e o edital Ponto de Cultura.
Esses editais oferecem oportunidades para agentes culturais de diversas áreas contribuírem e fortalecerem a cena cultural do município e são financiados pelo Fundo Municipal de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
A lista completa está disponível no site oficial: culturajaperi.rj.gov.br.
O edital Cultura nas Escolas, levará oficinas culturais a 35 escolas municipais, com foco nas regiões periféricas. É uma excelente chance para profissionais que atuam nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual e cultura alimentar, com inscrições abertas até 31 de outubro.
Já o edital Cultura em Ação 2 é o primeiro de uma série dedicada a fomentar a cultura local, apoiando iniciativas de variados segmentos e incentivando a valorização da identidade regional.
Outro edital relevante é o das Bolsas de Pesquisa, que oferece apoio financeiro a agentes culturais que desejam se capacitar por meio de cursos e oficinas, permitindo que artistas e pesquisadores expandam suas habilidades.
As Bolsas de Circulação, por sua vez, fornecem ajuda financeira para participação em eventos e residências artísticas no Brasil e no exterior, promovendo a troca de experiências e o enriquecimento do repertório cultural.
O Prêmio Mestras e Mestres de Cultura Popular e Afro-brasileira homenageia mestres da cultura popular, reconhecendo expressões como capoeira, quadrilha junina e blocos de carnaval. Para espaços culturais, o edital de Subsídio a Espaços Culturais oferece apoio financeiro para manutenção. Por fim, o edital da Rede Municipal de Pontos de Cultura busca apoiar quatro projetos contínuos de organizações culturais.