Mesquita realiza workshop de defesa pessoal gratuito para mulheres
A violência de gênero precisa ser combatida em todas as instâncias. Envolvendo-se nessa pauta, o Espaço da Mulher Mesquitense promoveu, na última terça-feira, dia 3 de dezembro, um workshop de defesa pessoal para as mulheres do município. A aula, ministrada pela atleta de jiu-jítsu Hellen Carvalho, aconteceu nas dependências do Espaço.
Técnicas compartilhadas
Ao longo do workshop, a professora compartilhou técnicas da arte marcial que podem auxiliar as participantes a se protegerem em situações de intimidação física. "Meu intuito foi instruí-las a como proteger a integridade física, se livrando de casos de risco, sem revidar a agressão", explicou. Hellen cresceu em Mesquita e, atualmente, coordena um centro de treinamento de jiu-jítsu. Em sua fala, ela expõe a importância de políticas públicas como essa no enfrentamento à violência de gênero. "No Brasil, o investimento em projetos de combate à violência contra a mulher não corresponde com a importância dessa causa. Espero que iniciativas como a que estamos promovendo apareçam cada vez mais, para que esse assunto seja tratado com a devida seriedade", pontuou.
16 dias de ativismo
A ação faz parte da campanha global 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero, que visa incentivar iniciativas de combate à violência contra mulheres e meninas a nível internacional. No Brasil, o movimento tem início no dia 20 de novembro e costuma ir até o dia 10 do mês seguinte. "Durante esse período, realizamos diversas ações de conscientização sobre o tema. Abraçamos a campanha e defendemos a causa. Isso porque, além de oferecer assistência às mulheres, nossa missão é oferecer a elas a sensação de segurança", explica a coordenadora do Espaço da Mulher Mesquitense e coordenadora de Políticas para Mulheres da cidade, Silvânia Almeida.