Hospital Adão Pereira Nunes completa 26 anos
Unidade em Caxias completará três anos de municipalização
No dia 18 de dezembro de 1998, o governo do estado entregava à população o Hospital Adão Pereira Nunes, localizado em Duque de Caxias. Ao comemorar seus 26 anos de fundação, e prestes a completar três anos de municipalização, o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) segue acumulando conquistas e ampliando sua capacidade de atendimento à população.
Com a municipalização, a Prefeitura de Duque de Caxias deu início a uma reforma geral na unidade, possibilitada por recursos liberados pelo governo do estado. Com média mensal de 16 mil pessoas atendidas, o HMAPN segue como unidade referência de urgência e emergência de média e alta complexidade, por conta de sua excelência nas especialidades e serviços de clínica médica; ortopedia e traumatologia; neurocirurgia; cirurgias geral, vascular, pediátrica, plástica, bariátrica, bucomaxilofacial e obstétrica, entre outras.
As intervenções realizadas com a municipalização proporcionaram a ampliação dos serviços e atendimentos, além de instalações totalmente modernizadas e climatizadas. Hoje, o hospital conta com um novo centro de imagens; aparelhos de alta tecnologia; banco de leite reformado; enfermaria pediátrica com 48 leitos; clínica cirúrgica com 43 leitos de ortopedia e 41 leitos de enfermaria; clínica médica com 44 leitos; novo centro cirúrgico; novo centro de traumatologia, com 32 leitos; Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e ambulatório. A maternidade, referência em partos de alto risco, funciona atualmente com 41 leitos.
Os Centros de Terapia Intensiva neonatal, pediátrica e de adulto, também foram ampliados. A UTI Neonatal passou de 15 para 23 leitos. No caso do CTI pediátrico, passou de 17 para 18 leitos, enquanto o de adulto, ampliou de 32 para 63 leitos.
Ao longo de 2024, a unidade já realizou mais de 174.488 atendimentos, 2.829 partos, 18.428 internações, 206.043 exames de imagem e 23.107 cirurgias. Este ano, o hospital recebeu o selo de morte zero da maternidade, conferido pelo Ministério da Saúde.
Outro orgulho do hospital é a atuação da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, um serviço que conquista, seguidamente, o primeiro lugar no ranking nacional em números de captação de órgãos de pacientes com morte cerebral. O sucesso é alcançado, também, graças ao trabalho de psicólogos e assistentes sociais, que dão apoio às famílias. Em 2024, o CIHDOTT manteve o 1º lugar no ranking estadual na doação de órgãos.
O Hospital Adão Pereira Nunes está localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera.