Seguindo o exemplo de outros municípios, Nilópolis começará em 2025 a disponibilizar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para seus contribuintes utilizando o sistema e-carta (parecido com um boleto) em vez dos carnês tradicionais.
A medida vai significar economia de custos, respeito ao meio ambiente com a diminuição no uso de papel e maior praticidade quanto a impressão, envelopamento e distribuição. Os contribuintes devem começar a receber a e-carta a partir da primeira semana de janeiro do próximo ano e terão até 31 de janeiro para efetuar o pagamento em cota única do IPTU com 10% de desconto.
Quem não conseguir quitar em janeiro poderá pagar o imposto com desconto de 5% até 28 de fevereiro. Os contribuintes que não têm condições de pagar o IPTU em cota única vão ter a opção de pagamento em 10 vezes, entre os meses de março à dezembro, com vencimento da primeira parcela no dia 10/03 e as demais no mesmo dia dos meses subsequentes, mas se a data cair em final de semana ou feriado o vencimento fica para o primeiro dia útil posterior, cabendo destacar que as opções de parcelamento também estarão no e-carta.