O Castramóvel Japeri retomou suas atividades na cidade nesta segunda-feira (06). Os atendimentos são de segunda a quarta-feira, das 9h às 16h, na Praça do Skate, no bairro Nova Belém, em Japeri. Até o mês de dezembro cerca de 3 mil pets foram castrados no maior programa de cirurgias já implantado no município.
De acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), este é um dos mais importantes serviços oferecidos à população.
Além das castrações, durante o procedimento são descobertas doenças que poderiam levar os animais a óbito. É o caso da piometra, hérnia e até câncer, totalizando 380 procedimentos ofertados até o momento.
"Os atendimentos são feitos por uma equipe altamente qualificada, que conseguem detectar essas doenças e ao mesmo tempo devolver qualidade de vida aos bichinhos. Casos só descobertos porque os tutores tiveram acesso ao nosso serviço móvel de castração", disse a Secretária da Pasta Meire Lucy
Os interessados em castrar o seu animal de estimação devem realizar a inscrição pessoalmente nos dias de atendimento do Castramóvel ou pelo número de WhatsApp 21965312007. Lembrando, que não são aceitas ligações, somente mensagens.
Durante o agendamento são passadas todas as orientações sobre o procedimento. Além disso, todo o animal passa por uma avaliação do veterinário para ser encaminhado ou não para a cirurgia.
A presidente da Ong Segunda Chance RJ, Fernanda Araújo , destacou a importância do procedimento. " Desde que foi implantando na cidade, estamos avançando cada vez mais com os atendimentos de castrações, beneficiando aqueles que mais precisam e não têm condições de custear uma cirurgia. Além de reduzir a natalidade de filhotes indesejados, a castração também reduz a possibilidade do desenvolvimento de doenças e colabora para a longevidade dos animais", declarou.
Quem aproveitou para castrar o seu animalzinho foi a técnica de enfermagem Daniele Monteiro da Silva, de 37 anos.
"Meu irmão já castrou quatro gatinhos e um cachorro na época que o veículo estava na Praça Wendel Coelho. Acho a iniciativa muito importante, falou a moradora do bairro Citrópolis.