A Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, promoveu, no último sábado (11), no bairro Jardim Gramacho, no primeiro distrito, o segundo mutirão do ano de combate à Dengue, Zika e Chikungunya.
Cerca de 60 agentes de endemias visitaram, pela manhã, terrenos baldios, borracharias, ferros-velhos em busca de focos do mosquito aedes aegypti, e dezenas de imóveis foram vistoriados pelos agentes de saúde. Nos locais onde foram encontrados depósitos de água com larvas do mosquito foi feito o tratamento com aplicação de larvicida. Em locais pequenos o líquido foi descartado.
Campanha intensificada
A campanha, realizada durante todo ano, foi intensificada por causa do período de chuvas fortes, quando aumentam os índices de infestação do mosquito. A ação serviu também para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar criadouros do mosquito.
Os agentes também orientaram os moradores sobre a leptospirose, doença infecciosa transmitida pelo contato com a urina de animais infectados, e que pode ser contraída em locais onde são registrados enchentes e alagamentos.