Para preparar a cidade de Japeri para as chuvas de verão, o Programa Limpa Rio deu início na última segunda-feira (13), a mais uma etapa de limpeza e desassoreamento do córrego do Primavera, localizado no bairro do mesmo nome.
Desta vez, a intervenção preventiva aconteceu em todo o trecho da região que corta a Rua Albertina, localizado em frente ao conjunto Residencial Eucaliptos e seguirá até a Rua Mocambo , no bairro Cajuri. Após o término dos serviços, o maquinário seguiu para o córrego do Tambaú, localizado no bairro Mucajá. Os bairros Delamare, Vila Central e Chacrinha também estão no cronograma, já que são regiões que sofreram muito no período das fortes chuvas do ano passado.
O trabalho do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, visa proporcionar mais segurança aos moradores, com o escoamento das águas de chuva, evitando enchentes e reduzindo os impactos ambientais.
Máquinas e caminhões disponíveis
Para a dragagem do rio, o Inea disponibilizou uma máquina e caminhões para a retirada dos resíduos sólidos. O maquinário vai retirar toda a vegetação alta das margens dos corpos hídricos e que facilitam a proliferação de insetos, ratos e outros animais, assim como os sedimentos que impedem o fluxo das águas.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, acompanhou de perto toda ação do programa que atende a cidade desde 2021. " Desde o início da gestão da prefeita, estamos realizando este serviço na cidade. O Limpa Rio é um programa efetivo que traz mais segurança para os moradores, além de evitar enchentes e alagamentos ainda mais nesta época das chuvas de verão", pontuou.
Ela aproveitou para pedir que os moradores não joguem lixo nos rios. " Com as chuvas, o lixo jogado nos rios causa poluição, desequilíbrio ambiental, enchentes e proliferação de doenças. O poder público intensifica suas ações, mas a população também precisa colaborar diretamente ", destacou.
Já a engenheira ambiental, Marina Nunes, destacou os benefícios dos serviços. " O intuito do trabalho é mitigar o impacto negativo dos períodos de grande chuva na cidade e evitar enchentes, que acabam se tornando comuns no verão. A ação também busca prevenir danos ambientais e trazem benefícios significativos , como prevenção de enchentes e alagamentos ", disse.