Por: POR CARLOS MARTINS

Nova Iguaçu vai abrigar 2º Museu de Arqueologia

Cidade contará com Museu de Arqueologia e Etnologia | Foto: Divulgação/PMNI

No dia em que completa 192 anos, Nova Iguaçu dará mais um passo para preservar sua história. Nesta quarta-feira (15), a partir das 14h, a Prefeitura fará o lançamento da pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu, MAE/NI. Este será o primeiro museu da Baixada Fluminense e o segundo de Arqueologia e Etnologia da região sudeste. O único existente até então fica na Universidade de São Paulo (USP). O museu será erguido no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na região do Tinguá, lugar que marca o início da história da cidade.

Parte do acervo arqueológico do local, que já conta com mais de 150 mil fragmentos encontrados durante as escavações, será exposta ao público durante o evento que também marcará a inauguração do pórtico do parque.

 

Exposição sobre 192 anos

A cidade de Nova Iguaçu iniciou as comemorações pelos seus 192 anos de fundação na última segunda-feira (13) com a exposição "Da Velha Iguassú à Nova Iguaçu", que retrata a história do município. Duas das mostras, intituladas Personalidades Históricas Iguassuanas e Panoramas de Nova Iguaçu em 1932, estão em exibição na sede da Prefeitura, enquanto a exposição O Canto das Três Raças na Terra dos Laranjais segue no Complexo Cultural Mário Marques. A mostra na sede da Prefeitura reúne cerca de 50 painéis fotográficos da coleção Arruda Negreiros.