Nova Iguaçu celebra 192 anos com vasta programação
Lançamento de museu, missa e condecorações marcaram festejos
No dia em que comemorou 192 anos de fundação, na última quarta-feira (15), o município de Nova Iguaçu festejou a data com três eventos. Pela manhã, foi celebrada a tradicional missa solene na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga; à tarde, ocorreu o lançamento da pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia; e, à noite, foi entregue a Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano, no Complexo Cultural Mário Marques - Teatro Sylvio Monteiro.
"É uma verdadeira alegria comemorar os 192 anos de Nova Iguaçu como prefeito. Sou nascido e criado aqui, e tenho um enorme orgulho e responsabilidade de representar a nossa população. Podem esperar muito trabalho ao longo desses quatro anos, com investimentos e serviços para todos os bairros", destacou o prefeito Dudu Reina, que também celebrou as conquistas culturais do município.
Cerimônia na Catedral
A cerimônia na Catedral de Santo Antônio reuniu autoridades, como o prefeito Dudu Reina, representantes da sociedade civil e moradores, em um momento de fé e confraternização. A missa foi presidida por Dom Gilson Andrade, com a participação de Dom Luciano Bergamin. A celebração contou com os tradicionais "pulinhos" em homenagem à cidade, expressando votos de prosperidade.
Museu de Arqueologia
O Museu de Arqueologia e Etnologia fica no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, na região de Tinguá. Ele será o primeiro museu da Baixada Fluminense e o segundo da categoria da região Sudeste. Na ocasião foi inaugurado um pórtico em homenagem ao aniversário da cidade.
A região do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha marca o início da história da cidade de Nova Iguaçu. Parte do acervo arqueológico do local, que já conta com mais de 150 mil fragmentos encontrados durante as escavações, foi exposta ao público presente durante o evento.
"Estamos inaugurando o pórtico do Parque Histórico Arqueológico de Iguaçu Velho e lançando a pedra fundamental do Museu de Arqueologia e Etnologia de Nova Iguaçu, que é importantíssimo. Ainda fizemos uma visita ao sítio arqueológico da antiga Casa Câmara e Cadeia, no sentido de valorizar e registrar para que as pessoas conheçam o trabalho que a Prefeitura está realizando nesse resgate da sua memória com vistas para o futuro", comentou o secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro.