O governo interino de Itaguaí reinaugurou, na última terça (4), duas escolas: a Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa e a Escola Municipal Fusao Fukamati. Os eventos aconteceram, respectivamente, pela manhã e à tarde, e contaram com a presença de muitas personalidades do Executivo e do Legislativo municipais, além de cidadãos e pais e responsáveis dos alunos.
Ambas as unidades passaram por reformas significativas, e o sentimento geral era de alegria por contar com novas estruturas, movelaria, equipamentos e novidades que beneficiam, juntos, quase 800 dos 20 mil alunos da rede pública municipal.
Santa Rosa
Inaugurada em 1951, a Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa é onde atuam 9 professores que ministram aulas do 1° ao 5° ano fundamental para 74 alunos. A unidade passou a integrar a rede pública municipal de Itaguaí em 1993. De lá para cá, sofreu diversas intervenções para melhorar suas instalações. A última reforma vinha sendo empreendida desde janeiro de 2024, e na terça (4) foi a reinauguração, com a presença maciça de autoridades do governo interino para prestigiar e festejar.
Quem não cabia em si de tanta alegria e emoção era a diretora da unidade, Marli dos Santos Fernandes. "Estou muito feliz! Foi uma reforma completa, desde piso até o teto, com instalação de ar-condicionado, novos revestimentos nos banheiros, instalação de uma sala de leitura, construção de um depósito externo. Além disso, temos novos mobiliários. É muita alegria!", comemorou Marli, que há 26 anos atua na Escola Santa Rosa, 17 anos como professora e 9 como diretora.
Haroldo Jesus, prefeito interino, compareceu à reinauguração e declarou: "É sempre muito bom reinaugurar uma escola, são sonhos que se renovam. Os alunos precisam ter todas as condições para estudar com conforto, pois eles são o futuro do nosso município".
Zélia Corrêa, secretária de Educação, também comemorou a reinauguração e usou a mesma palavra que Marli para definir o sentimento: "alegria".
A escola atende na sua maioria alunos que moram no seu entorno, em Santa Rosa, mas muitos vêm de Chaperó para estudar. Agora, além da vista com a natureza espetacular do local - que evidencia a beleza de Itaguaí - os estudantes vão desfrutar dos espaços revitalizados e cinco salas de aula climatizadas. Cozinha e refeitório, que também fizeram parte da reforma, estão prontos para providenciar ótimas refeições.
O evento de reinauguração contou com uma apresentação da premiada banda Bamita.
Fusao Fukamati
Com mais de 700 alunos matriculados, a Escola Municipal Fusao Fukamati, situada no bairro de Chaperó, foi fundada no ano de 2007 e atende à educação infantil e ensino fundamental do primeiro ao nono ano de escolaridade, além de oferecer Educação de Jovens e Adultos (EJA). O colégio recebeu uma ampla reforma para oferecer um ambiente mais moderno e confortável aos seus alunos.
A unidade escolar passou por uma revitalização completa, incluindo a renovação dos espaços, novas mobílias, materiais lúdicos e pedagógicos, além da aquisição de equipamentos modernos para aprimorar o aprendizado dos estudantes. Durante a cerimônia, o prefeito interino Haroldo Jesus destacou a importância da educação e o compromisso da gestão municipal em proporcionar um ensino de qualidade.
"Hoje é um dia de grande alegria para Chaperó. Esta escola renovada representa mais do que uma obra física, é um compromisso com a educação das nossas crianças e o futuro da nossa cidade. O bairro de Chaperó é um dos maiores de Itaguaí e, por muito tempo, foi esquecido. Mas nossa missão é mudar essa realidade, garantindo que cada criança tenha acesso a um ensino de qualidade em um ambiente digno e acolhedor", afirmou o prefeito Haroldo Jesus.
Para o diretor da unidade, David Santos Ferreira, a reforma e modernização da escola vem coroar o trabalho de melhorias que vinha sendo realizado buscando construir um ambiente escolar que estimule o desenvolvimento e o crescimento acadêmico de seus alunos: "A gente vem fazendo um trabalho em prol da educação, buscando a melhoria das condições de vida dentro da escola cada vez mais para que, com novas propostas educacionais e novos projetos sendo desenvolvidos, os alunos possam ter uma melhor base de conhecimento para disputar concursos, como vários alunos nossos que saíram daqui no 9º ano e passaram para o CEFET, o CTUR, para a Escola Federal de Química no Rio de Janeiro, e para a Federal de Paracambi, por exemplo", destacou o diretor escolar.
A escola leva o nome de Fusao Fukamati, um ilustre cidadão de Itaguaí, filho de um dos primeiros imigrantes japoneses que chegaram ao município na década de 1940. Fukamati foi um empresário de destaque e exerceu dois mandatos como vereador, deixando um legado de compromisso e dedicação à cidade.
Para Mara Fukamati, filha de Fusao Fukamati, é uma grande alegria ver a escola que leva o nome do seu pai ser revitalizada: "Fiquei emocionada! Tenho muito orgulho em ser filha do Fusao Fukamati. Sou itaguaiense, nascida e criada em Chaperó, e fico muito feliz em ver a história dele ser relembrada".
A secretária de Educação, Zélia Correa, enfatizou o impacto da reforma na vida dos alunos e professores: "É muito gratificante ver essa transformação. A educação pública pode, sim, ser um caminho de sucesso para nossos jovens. Quando há comprometimento e amor pelo ensino, colhemos bons frutos."
A reinauguração da Escola Municipal Fusao Fukamati faz parte de um conjunto de investimentos na educação de Itaguaí. O prefeito reforçou que seguirá buscando recursos para a ampliação de projetos educacionais e infraestrutura escolar.
"Nosso compromisso é com a educação para os jovens de Itaguaí", concluiu Haroldo Jesus.