Por:

Itaguaí reinaugura escola e avança com obras em mais duas unidades

A Prefeitura de Itaguaí reinaugurou a Creche Municipal Vereador José Antônio Carrasco, no bairro Estrela do Céu, na terça (18). A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que tem como objetivo criar melhores condições de infraestrutura na rede pública municipal de ensino: mais conforto, segurança e eficiência nas unidades escolares de Itaguaí.

A prefeitura empreendeu ampla reforma na creche. Houve troca de revestimentos cerâmicos das paredes danificadas, substituição de portas e vasos sanitários, instalação de um novo sistema de exaustão na cozinha e renovação da cobertura geral da unidade, com exaustores no parquinho coberto. Além disso, a rampa de acesso recebeu adequações, com instalação de piso tátil para garantir acessibilidade. A estrutura elétrica passou por melhorias com a instalação de ar-condicionado, enquanto as lajes das caixas d'água e calhas receberam impermeabilização.

Há outras obras em nas escolas municipalizadas de Santa Cândida e Chaperó.

Em Santa Cândida, a reforma inclui troca completa do telhado, com a substituição das estruturas de madeira comprometidas por infiltrações e a adição de uma manta subcobertura, que reduz a incidência térmica e evita danos às salas de aula em caso de quebra das telhas cerâmicas. As salas vão ficar mais agradáveis porque haverá rebaixamento do forro e substituição por gesso acartonado, o que melhora o isolamento termoacústico.

Na cozinha, há reforço da estrutura com a construção de uma laje onde antes havia apenas telhado e forro de PVC. A infraestrutura elétrica passa por atualizações, com a troca da rede elétrica e da rede de computadores. O aumento da carga elétrica aguarda instalação pela concessionária.

Na Escola Municipalizada Chaperó, a obra inclui troca de parte dos revestimentos cerâmicos das paredes, conserto das portas, substituição de vasos sanitários e torneiras, além da reforma geral dos vestiários (com espaço adaptado para pessoas com deficiência).

O piso da quadra da escola vai receber reparos e pintura, substituição de parte da cobertura e novas traves, além de um depósito para guardar material. A acessibilidade também mereceu atenção com a instalação de piso tátil e placas em braile.