Por:

Ortodontia gratuita de Caxias tem mais de 4 mil beneficiados

Os beneficiários precisam agendar a consulta e comparecer aos endereços de atendimento | Foto: Prefeitura de Duque de Caxias

Desde 2019, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza atendimento ortodôntico gratuito para a população, oferecendo um serviço essencial para a saúde bucal e a qualidade de vida dos pacientes. Os atendimentos acontecem nos Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Imbariê, Xerém, Prainha e Centro.

Para ter acesso aos serviços do CEO, incluindo o ortodôntico, o paciente precisa passar antes por consulta odontológica em uma das unidades da rede básica de saúde do município. Dependendo da gravidade ou dificuldade do tratamento, o paciente recebe encaminhamento para um dos centros. Antes do encaminhamento à Ortodontia, o paciente passa por avaliação onde é verificado se há algum problema dentário que precise ser tratado. Somente após a conclusão desse tratamento, o paciente estará apto para a colocação do aparelho.

Na primeira consulta ortodôntica, é obrigatório apresentar um exame radiológico, que é realizado pelo município gratuitamente. Com isso, a equipe odontológica pode fazer um diagnóstico preciso e definir o plano de tratamento adequado para cada caso. Após a colocação do aparelho, o paciente precisa comparecer mensalmente às manutenções periódicas, que são fundamentais para o sucesso do tratamento.

A ortodontista Danielle Oliveira Rocha, da equipe da unidade do CEO Imbariê, reforçou a importância da oferta do tratamento ortodôntico gratuito para a maioria da população do município: "O trabalho que a gente realiza aqui, gratuitamente, é muito importante pra essa população, principalmente pelo difícil acesso e pelo custo do tratamento na rede privada. É um serviço que tem um resultado muito positivo, não só pelo aspecto clínico, mas também pela mudança de vida e autoestima que proporciona aos pacientes".

Benefícios do tratamento

O tratamento ortodôntico não só melhora a estética do sorriso, mas também impacta diretamente na saúde bucal, na fala e na oclusão (encaixe dos dentes). Em poucos meses, já é possível perceber uma melhora no alinhamento dental, o que contribui significativamente para a autoestima dos pacientes. Além disso, o serviço conta com um sistema informatizado para agendamentos e histórico dos pacientes, além de um canal via WhatsApp para facilitar a comunicação e o acompanhamento do tratamento.

Para ter acesso ao serviço de ortodontia, o paciente deve ter idade entre 8 e 35 anos. Atualmente, mais de 4 mil pacientes são atendidos por mês, nos quatro centros que oferecem a especialidade. O serviço de Ortodontia é um grande avanço na saúde pública do município, garantindo sorrisos mais bonitos e saudáveis para a população.

As unidades funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h, nos seguintes endereços:

CEO I: Rua General Argolo, s/nº - Centro (CMSDC);

CEO II (Imbariê): Rua Feliciano Sodré, s/nº (esquina com Venceslau Braz);

CEO III (Prainha): Av. Doutor Manoel Teles (esquina com Av. Henrique Valadares);

CEO IV (Xerém): Terminal Rodoviário (ponto final de Xerém).