Por:

Parceria entre Movimento Renais de Belford Roxo e a Secretaria Municipal de Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim (13) a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Movimento Renais de Belford Roxo, firmaram parceria e promoveram um evento na segunda (17), na sede da Semus, centro da Cidade. O evento, que reuniu pacientes renais do município, profissionais da Saúde, de Assistência Social, teve palestra, orientação jurídica, aferição de pressão arterial, glicose, massagem terapêutica e café da manhã. Temas como saúde renal e a prevenção da doença foram abordados.

Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, defendeu a prática de prevenir problemas de saúde.

"Fiz seis cirurgias para retirada de cálculo renal. Já sofri muito com dores. Hoje tomo até três litros de água por dia. O rim é um órgão importante demais. A prevenção para protegê-lo é fundamental", disse Feital.

O secretário lamentou o sucateamento de vários setores da prefeitura, por parte do governo anterior, entre eles a Saúde.

"Em breve estaremos atendendo à população com melhores condições. O morador de Belford Roxo terá orgulho disso. Não faltarão carinho e vontade. É determinação do prefeito", declarou.

Paciente renal há 17 anos, Lenin Souza, 41, presidente do Movimento Renais de Belford Roxo e sua vice Ana Paula Carvalho, a Paulinha, 47, paciente renal há 30 anos, asseguram que a parceria com a prefeitura tem dado bons frutos.

"O encontro de hoje promoveu a aproximação de pessoas que enfrentam a doença no seu dia a dia com profissionais de várias áreas da Secretaria Municipal de Saúde", ressaltou.

Paulinha e Lenin destacaram a criação do Centro Humanizado, que vem funcionando na sede da Secretaria Municipal de Saúde desde o início do governo.

"Foi uma reivindicação nossa ao prefeito Márcio Canella. Ele atendeu de imediato", afirmou Lenin.

O espaço é de responsabilidade da Coordenadoria de Infraestrutura e Fiscalização da Semus, através do coordenador Cícero Rocha. Lá os pacientes têm assistência odontológica, visitas domiciliares, cursos de orientação sobre o tratamento de hemodiálise e sobre emissão do cartão do SUS e acompanhamento da assistente social Tiana Jacinto.

O encontro teve a participação da representante da Comissão de patologia do Conselho Estadual de Saúde, Suerli Costa.

"Parabéns ao evento. A troca de informações é sempre muito importante", disse ela.

A nutricionista Bianca Barcelos palestrou sobre alimentação e deu dicas de uma alimentação saudável aos pacientes. Segundo informações do Movimento Renais, há cerca de 400 pessoas vivendo com a doença no município. Duas clínicas de hemodiálise conveniadas com a prefeitura e o SUS, localizadas no centro do município oferecem procedimento aos pacientes.